“Aqui nasceu o futuro”: educadores salesianos em formação

Descobrir as fontes da alegria salesiana. Este era o objetivo do grupo de 33 colaboradores das diferentes presenças salesianas em Portugal, rumo a Turim.

Mais do que as malas organizadas, o coração estava pronto para se encher de histórias, lugares e pessoas. No entanto, apercebemo-nos que não estamos preparados para a simplicidade do Colle. Sim, simplicidade, porque afinal de contas, todas as grandes obras de Deus se manifestaram nas coisas pequenas e simples. E assim estava a Basílica Dom Bosco, no interior de Castelnuovo, entre colinas e um silêncio que ensurdece o coração e não deixa outra hipótese que não a de contemplar tamanha beleza da paisagem piemontesa.

“Aqui nasceu o futuro”, diziam-nos ao chegar ao Colle Dom Bosco, e assim foi. Começámos por descobrir os primeiros espaços e tempos de Dom Bosco. A casa, o prado do sonho dos 9 anos, sonho esse que termina também por ser o sonho que Deus quer para nós – saber distinguir o bem do mal. E, por onde quer que passemos, basta seguirmos a Mestra.

Como fez Dom Bosco. Mesmo distante da família, em Capriglio, onde começou a escola, na quinta dos Moglia a trabalhar, João Bosco não desistiu de estudar nem do seu sonho de ser sinal de Deus no mundo. Perseverou na fé e confiou n’Aquele a quem nada é impossível.

E de facto não foi. Chegados a Turim, a Valdocco, conhecemos os primeiros espaços da obra salesiana. Mais um momento em que sentimos que o melhor é deixar-se inundar por estes sinais da presença de Deus e simplesmente contemplar. A Basílica de Maria Auxiliadora faz-nos sentir mesmo pequeninos, como um pequeno no colo da sua Mãe. Impressiona cada detalhe, cada altar, cada testemunho de fé que nos chama a algo maior para a nossa vida.

Leia também  Salesianos em formação na Terra Santa

Que ensinamentos podemos retirar desta peregrinação? Confesso que ainda hoje penso que não podemos voltar ao trabalho da mesma forma como partimos. Como educadores e animadores salesianos, esta viagem desperta-nos novos sentidos num novo ano letivo e pastoral. Desafia-nos à humildade, à capacidade de confiar plenamente em Deus, sem nunca deixar de fazer a nossa parte.

Em jeito de prece, pedimos no nosso coração que saibamos transmitir esta alegria em todos os pátios da nossa vida, a todos quantos se cruzarem connosco.

Artigos Relacionados