Alunos festejaram Dom Bosco

O dia 31 de janeiro foi de celebração nas comunidades salesianas de todo o mundo. Nas várias casas e escolas salesianas, de norte a sul, os alunos festejaram Dom Bosco com música, dança, teatro, jogos e desporto.

Foi com grande alegria que os Salesianos do Estoril celebraram o dia do seu fundador, São João Bosco, no ano que se celebra o bicentenário do seu sonho dos 9 anos. Com o lema para este dia festivo “Sonhamos com Dom Bosco”, a festa começou, como de habitual, com a Eucaristia no pavilhão para toda a comunidade educativa, animada pelo coro Vozes do Mar. Convidado a presidir à missa, o Pe. Luís Almeida, sdb, diretor dos Salesianos de Manique, falou da importância de conhecer São João Bosco, a forma como viveu e superou dificuldades. Falou ainda do seu sonho de tornar os jovens felizes “no tempo e na eternidade”. Exortou acerca da importância de conhecer Jesus e de lhe perguntar diretamente quem é que Ele é. Ainda recordou a importância da Mãe de Jesus, Maria Auxiliadora.

Depois da Missa, os alunos participaram na fase final do torneio FIFA, do Ensino Secundário, bem como o concurso de aviões de papel para alunos do 2.º e 3.º Ciclo e Secundário. Os concursos foram acompanhados por um DJ do 2.º Ciclo.

Durante o dia decorreram outras atividades pela escola: o torneio de futebol Gerações, no qual se defrontaram as seleções por anos e dos educadores da escola; o torneio de Xadrez; um momento de magia no 1.º ciclo, a relembrar o talento de Dom Bosco. Foi um dia cheio de alegria, dinâmicas, jogos, diversão, música e dança no pátio.

Jogos animam as festas nas escolas salesianas

Coincidindo com a data da festa litúrgica do Fundador da Família Salesiana, a comunidade educativa dos Salesianos de Évora celebrou, quarta-feira, a festa do Pai e Mestre dos Jovens.

Leia também  Arraial do Agrupamento 79 Prazeres junta famílias nos Salesianos de Lisboa  

O dia teve como momento central a celebração eucarística presidida pelo sacerdote jesuíta, Miguel Gonçalves Ferreira, responsável pela Pastoral Universitária em Évora.

O resto do dia foi preenchido com o hastear da bandeira do projeto Eco-Escola que premeia o trabalho desenvolvido pelo estabelecimento de ensino em termos de desempenho ambiental. Teve, ainda, lugar a realização do concurso Got Talent. No decorrer desta atividade possibilitou-se que os alunos dos vários ciclos de ensino surpreendessem a comunidade escolar com os seus talentos nas áreas da música, da dança e da ginástica acrobática.

Inserido, também, neste clima comemorativo, já na véspera, dia 30, tiveram lugar palestras diferenciadas para docentes e para pais e outros educadores com Ana Pinto, formadora, coach, orientadora educacional e fundadora do projeto HANA (História, Alma, Narrativa e Afetos). Título da palestra: “Pais e educadores sem relações, crianças e jovens sem gerações”.

D. Nuno Brás preside à Solenidade de D. Bosco no Funchal

No Funchal, foi com uma Eucaristia que se assinalou a memória de São João Bosco. A Solenidade de D. Bosco teve a presença do Bispo da Diocese, D. Nuno Brás, que pediu à comunidade escolar dos Salesianos a estar atenta ao sonho que Deus tem para cada um.

A celebração concluiu a Visita Pastoral de dois dias, 30 e 31 de janeiro, que D. Nuno Brás fez ao estabelecimento de ensino dos Salesianos do Funchal.

Os alunos fizeram uma homenagem a Dom Bosco, Pai e Mestre dos Jovens, no pátio da escola, com a formação de um painel do lema do ano educativo e pastoral “Avançamos no Sonho”.

Na escola e nos pátios houve também exposições, jogos e outras animações.

Provincial preside à Eucaristia em Lisboa

Em Lisboa, celebrou-se a Festa de D. Bosco com as Eucaristias para os alunos dos vários ciclos. A Missa do Secundário e a do 3.º Ciclo foram presididas pelo Padre Provincial Tarcízio Morais. A Eucaristia dos 2.º e 1.º ciclo foi presidida pelo Padre Diretor David Teixeira. Nas três Eucaristias os alunos rezaram em conjunto, celebrando dessa forma o fundador, São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude.

Leia também  Salesianos do Estoril: comunidade em festa

Duas turmas do 2.º ciclo tiveram um almoço partilhado, junto ao pavilhão, enchendo o dia do espírito próprio da família salesiana. Ao mesmo tempo, decorria no pátio uma animação preparada pelos alunos finalistas para os mais novos. Para o 2.º ciclo, a tarde trouxe jogos, tendo sido realizado um quizz sobre D. Bosco, seguido do já tradicional jogo de Futebol Humano.

Foi um dia de festa, como uma festa deve ser, com Jesus ao centro e, em todo o lado, sorrisos e partilha.

Os Salesianos de Mirandela celebraram a data em dois momentos: com a Eucaristia no dia 31 de janeiro, e com a celebração da Festa da Palavra, no sábado, dia 3 de fevereiro. No Centro Juvenil e no pátio a festa incluiu teatro e jogos.

Salesianos Cooperadores renovam promessas
Dom Bosco 2024

Em Arcozelo, no passado dia 31 de janeiro, o grupo dos Salesianos Cooperadores de Arcozelo esteve em festa assinalando o dia de D. Bosco com a renovação das promessas. Num compromisso perante a comunidade, reafirmaram, após 25 anos de vocação de salesiano no mundo, o seu “sim” a D. Bosco.

Esta etapa das suas vidas ficou marcada na Eucaristia festiva por D. Bosco com a entrega do pin de prata assinalando assim a renovação dos seus votos. Este foi um momento emotivo, perante o olhar de todos os presentes, e calorosamente aplaudido.

Artigos Relacionados