3000 atletas na Corrida Salesianos

Decorreu ontem, dia 10 de março, em Lisboa, a Corrida Salesianos 2019, uma prova com classificação de três estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, organizada pela Fundação Salesianos, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e organização técnica da Xistarca – Eventos Desportivos.

Mais uma vez a Corrida Salesianos, a 4.ª edição, teve grande participação de atletas profissionais e amadores, e das comunidades educativas salesianas com alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e Salesianos das várias obras em Portugal.

O Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. José Aníbal Mendonça, antes do arranque da prova de 10 km, agradeceu a participação de todos, lembrando o objetivo solidário da prova. Os valores das inscrições revertem na totalidade a favor dos Projetos Sociais da Fundação Salesianos: Serviços SolSal, as Escolas Sócio-Desportivas, a Casa de Acolhimento e o Programa D. Bosco- Projeto Vida.

Os Salesianos privilegiam desde sempre, no seu modelo educativo, atividades de formação que vão para além da prática letiva formal. Nos primeiros centros educativos que D. Bosco fundou, era já uma preocupação o uso saudável dos tempos livres dos jovens que os frequentavam. Através dos jogos, do teatro e dos passeios, os jovens cresciam em ambiente saudável e festivo. As Escolas Salesianas continuam hoje a privilegiar a prática dessas atividades, naturalmente adaptadas na forma e no conteúdo aos tempos atuais.

O Delegado Nacional para a Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, deu a partida para a prova de 4 km.

João Bragadeste, do Clube de Praças da Armada, e Joana Fonseca, da equipa Correr Lisboa, venceram a prova de 10 km deste ano com, respetivamente, 32 minutos e 9 segundos e 37 minutos e 13 segundos. Na corrida/caminhada de 4 km Miguel Pinto, com 14 minutos e 6 segundos, e Eugénia Mendonça, com 19 minutos e 11 segundos, garantiram os primeiros lugares.

Leia também  Jovens Salesianos e Acompanhamento: 10 sementes

A dar apoio aos atletas esteve uma equipa Gabinete de Terapias Integradas do Wellness Center dos Salesianos de Manique.

A Banda Salesiana São Domingos Sávio, dos Salesianos de Manique e o do Centro Juvenil de Bicesse, fez a animação musical.

Resultados da corrida de 10 km.

Resultados da corrida/caminhada de 4 km.

Mais fotografias na página do Facebook da Corrida Salesianos.

Fotografias: Pedro MF Mestre/AMMAgazine.pt

Artigos Relacionados