Proposta de oração em família para a Semana Santa

INTRODUÇÃO

Não está aqui, ressuscitou como disse!

Queridos amigos, família abençoada, Igreja de Deus. Graça, paz e saúde.

Todos os anos as nossas comunidades cristãs reúnem-se para celebrar os grandes mistérios da Semana Santa. São momentos de profunda reflexão, intensa vivência e emoção. Liturgicamente, esta Semana não é apenas o centro da vida Cristã, mas, vivencialmente, é o ápice da experiência de fé. Para quem já se aproximou de Deus, é impossível não viver profundamente o Tríduo Pascal. Não é possível “ficar de fora”, como se os mistérios celebrados não fizessem parte de nossa história. A Páscoa de Jesus é tão próxima de nós porque fala de nós. Na pessoa de Jesus, na sua vida, paixão, morte e ressurreição, contemplamos o mistério do Homem verdadeiro, Senhor dos vivos e dos mortos. Nele, o mistério de toda humanidade que caminha em direção a Deus.

Infelizmente, este ano, o cenário é diferente devido à quarentena com isolamento social, imposta para o combate ao Covid-19. As nossas comunidades, mesmo impedidas de se reunir, não podem desanimar e, muito menos, deixar de viver intensamente a Semana Santa. Ao contrário, é preciso reforçar a oração e a vivência dos mistérios centrais da vida cristã. Nos nossos tempos, felizmente, temos a possibilidade de acompanhar as celebrações à distância, presididas pelos nossos padres, graças aos meios de comunicação social, através da internet e da televisão. Esta é uma nova possibilidade de celebrarmos em ambiente familiar a Páscoa de Jesus.

É pensando na possibilidade de intensificarmos a celebração e para uma vivência profunda destes mistérios, que o Itinerário Pascal Casa de Emaús nos propõe: do acolhimento glorioso ao ressurgir do sepulcro. Este é um simples caminho, um pequeno Roteiro de Oração em Família desde o Domingo de Ramos até ao Tríduo Pascal. Ele quer significar, para as famílias que fizerem o seu caminho, um assumir de forma responsável a profundidade da sua fé. Somos Igreja de Deus, somos Igreja Doméstica, uma só família de Cristãos que, em todo o mundo, se reúne para celebrar.

O nosso itinerário segue uma estrutura básica em cinco partes: Admonição, Escuta da Palavra, Reflexão, Gesto Concreto e Bênção. Claro que, dependendo do dia celebrado, a ordem destas partes pode ser diferente. Entretanto, esta estrutura foi elaborada para que a família, em palavras simples e pequenos gestos, pudesse sentir que está a viver, verdadeiramente, o Mistério Pascal. Por isso, não podemos omitir neste itinerário algumas observações mais concretas, para a melhor vivência do tríduo pascal:

  • O nosso Itinerário não pretende substituir as celebrações de toda a Semana Santa. Ele quer ser mais um momento de oração, um momento de aprofundamento do mistério celebrado. Por isso, sugerimos que as famílias se reúnam para celebrar os ritos pascais, seguindo uma transmissão nos media feita pelos seus párocos, ou por alguma comunidade que lhes agrade. Os Salesianos, no canal do Youtube, terão esta programação:
    Domingo de Ramos: 11h00
    Quinta-feira Santa: 18h00
    Sexta-feira Santa: 15h00
    Sábado Santo – Vigília Pascal: 21h00
  • O convite é manter o clima de oração na família nestes dias de profunda vivência espiritual. Práticas como o jejum, de Sexta-Feira Santa, e o Silêncio até Sábado Santo à noite, são muito recomendadas. Sugere-se que, quando reunida para rezar o nosso Itinerário, a família crie um clima de oração e de silêncio no ambiente, até com a ajuda de algum cântico que pode ser conduzido por algum familiar.
  • Todas as orientações práticas do nosso Itinerário estão sinalizadas a vermelho no roteiro de cada dia. As outras orientações, tais como Guia (G.), Leitor, etc. estão sinalizadas. Sugerimos que sejam seguidas estas orientações, mas também que sejam adaptadas, se necessário, para que todos possam rezar da melhor forma possível.

Que estes nossos dias, tão inesperados, possam ser um momento de crescimento espiritual. A melhor maneira de o conseguir é valorizando os momentos de oração. Queremos rezar especialmente pelos atingidos pelo Covid-19: vítimas, infetados, médicos, profissionais de saúde, trabalhadores essenciais, enfim, todos nós. Oremos, irmãos e irmãs. Que o Senhor esteja sempre connosco!

Faça download da proposta ou, em alternativa, navegue diretamente para a página que deseja consultar, utilizando os botões abaixo.

Proposta de oração em família para a Semana Santa
Apêndice     

Artigos Relacionados