Proposta de oração em família para a Semana Santa

Terça-Feira Santa

O ANÚNCIO

«Um de vós há-de entregar-me..» (Jo 13, 21).
«Não cantará o galo, sem que Me tenhas negado três vezes» (Jo 13, 38)

Quando? O Evangelho que vamos rezar acontece na noite da traição, por isso sugerimos que este momento se faça em alguma hora da noite.
Como proceder? A família reúne-se na sala, ou no seu lugar habitual de oração.

Guia – Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Todos – Amen.

Guia – Continuamos a acompanhar Jesus no caminho que o leva ao encontro da Sua paixão. No evangelho de hoje, Jesus anuncia aos seus discípulos que vai o vão trair e entregar. Foi, com certeza, um momento muito difícil para Jesus. Mas os seus discípulos são a imagem de todos nós. Vamos escutar a sua Palavra

Escuta da Palavra

João 13, 21-33.36-38

Todos – Senhor, queremos escutar a tua Palavra. Fala agora ao nosso coração.

Leitor 1 – Naquele tempo, estando Jesus à mesa com os discípulos, sentiu-Se intimamente perturbado e declarou:

Mãe/Pai – «Em verdade, em verdade vos digo: Um de vós Me entregará».

Leitor 1 – Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saberem de quem falava. Um dos discípulos, o predileto de Jesus, estava à mesa, mesmo a seu lado. Simão Pedro fez-lhe sinal para que lhe perguntasse quem seria o traidor. Ele inclinou-Se sobre o peito de Jesus e fez-lhe a pergunta. Jesus respondeu:

Mãe/Pai – «É aquele a quem vou dar este bocado de pão molhado».

Leitor 1 – E, molhando o pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão. Naquele momento, depois de engolir o pão, Satanás entrou nele. Disse- lhe Jesus:

Mãe/Pai – «O que tens a fazer, fá-lo depressa».

Leitor 1 – Mas nenhum dos que estavam à mesa compreendeu porque lhe disse tal coisa. Judas recebeu o bocado de pão e saiu imediatamente. Era noite. Depois de ele sair, Jesus disse:

Mãe/Pai – «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, também Deus O glorificará em Si mesmo e glorificá l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Haveis de procurar-Me e, assim como disse aos judeus, também agora vos digo: não podeis ir para onde Eu vou».

Leitor 1 – Perguntou-Lhe Simão Pedro:

Leitor 2 – «Para onde vais, Senhor?».

Mãe/Pai – «Para onde Eu vou, não podes tu seguir-Me por agora; seguir-Me-ás depois».

Leitor 2 – «Senhor, por que motivo não posso seguir-Te agora? Eu darei a vida por Ti».

Mãe/Pai – «Darás a vida por Mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo, sem que Me tenhas negado três vezes».
Palavra da salvação.

Todos – Glória a Vós, Senhor Jesus.

(Momento de Silêncio)

Reflexão

Leitor 1 – Num mundo que nos enche de medo e nos pode tornar pessimistas, porque nos parece que “é sempre de noite”, Jesus dá-nos coragem, ilumina-nos, traz-nos paz e alegria, porque nos mostra o poder do Pai em transformar com a Sua glória todas as situações, mesmo as que parecem mais difíceis. Se olharmos para Jesus Cristo, e se ficarmos unidos a Ele, conseguimos ver que apesar de sermos fracos e, às vezes, injustos, viver na alegria é possível porque Ele está presente no meio de nós.

Leitor 2 – Jesus consegue sempre ver para além das aparências. Mesmo nas situações mais dramáticas, consegue descobrir a poderosa ação de Deus que tudo transforma. Todas as coisas, mesmo os momentos mais duros, se forem vividos na fidelidade a Deus, transformam-se em glória. Ao aceitar a Paixão, para salvar o mundo, Jesus vai transformar a sua dor em alegria.

Mãe/Pai – Isto pode acontecer na nossa vida de cristãos. A Paixão de Jesus irradia uma luz poderosa para compreendermos os momentos difíceis na nossa vida e conseguirmos vivê-los à maneira do Senhor, acolhendo-as como ocasiões para glorificar a Deus. Para isso só temos de estar seguros que somos chamados por Ele, e que recebemos a força do seu Espírito. Unidos a Jesus podemos participar no seu mistério pascal, para nos transformarmos a nós mesmos e transformarmos a nossa família e o mundo em lugares onde vive a glória de Deus.

Oração

Guia – Vamos agora rezar pedindo a Jesus que nos dê a força para viver as dificuldades unidos a Ele.

Mãe/Pai – “Disse-me Deus: Não basta que sejas meu servo. Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra.»” (Is 49, 6)

Todos – Senhor Jesus, Tu conheces todas as nossas fraquezas, mas o teu Amor não nos retira a alegria que nos ofereceu. Por todos Te ofereces, porque nos amaste até à morte. É assim que mostras a tua glória e a glória do Pai! O teu amor eternamente fiel, revela-se no rosto desfigurado pelo sofrimento. A ti a vitória e a glória para sempre. Pai nosso…

Bênção final

Mãe/Pai – O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

Todos – Amen.

Artigos Relacionados