fbpx

A Palavra de Deus ilumina os caminhos: dos discípulos e do Sínodo

Salesianos > Dossiers > No caminho do Sínodo > A Palavra de Deus ilumina os caminhos: dos discípulos e do Sínodo

Jesus apresenta-se, acompanha e oferece-se!

Estamos a sensivelmente a oito meses do Sínodo dos Bispos. E continuamos a ser chamados para acompanhar os seus preparativos e, sobretudo, a deixar que este acontecimento mexa com as nossas vidas. A vida de quem é jovem e de quem está disponível para caminhar com os jovens.

Uma questão muito importante, tanto pessoal como comunitariamente, na Igreja de Jesus, é perceber que há “elementos” que são fundamentais para iluminar os nossos caminhos de vida. Um desses “elementos” que temos à mão é a Palavra de Deus. E não convém dispensá-la. Sobretudo porque é uma “fonte” para quem caminha para o Sínodo e quer “desacomodar-se”, como que dizendo que a Palavra de Deus não nos pode deixar indiferentes…

Assim, proponho que olhemos para uma das experiências mais bonitas dos Evangelhos: o conhecido episódio dos “Discípulos de Emaús”, que vivem momentos intensos de presença de Jesus, de alegria e paz porque se sentem acompanhados e que recebem de Jesus a Sua vida.

Podes ler este episódio no Evangelho segundo S. Lucas, 24, 13-34. É um momento muito especial na vida de dois dos seus amigos e também para o próprio Jesus.

E fica aqui a pergunta: e como ilumina este episódio a minha vida, as circunstâncias concretas dos meus dias?

A primeira proposta que podemos fazer-nos é… ler e voltar a reler. Por si só, a Palavra fala. Não precisas de nenhum curso para que o “Coração de Deus” te fale. Escuta…

De seguida, pensa que deves concretizar caminhos. Não esqueças: Jesus está sempre disponível para ti; é Ele quem toma a iniciativa e te confronta com propostas corajosas; dá-lhe do teu tempo, encontrando momentos de intimidade; Ele acompanha-te sempre que queiras; curiosamente, Ele também encontra pessoas, que em Seu nome, te podem apoiar nas descobertas; não temas aproximar-te de alguém que sintas que é bom para te ajudar a clarificar o que vai no coração; e… porque O tens sempre à mão, encontra nos sacramentos da reconciliação e da eucaristia a vida que Ele mesmo te oferece.

Preparar o Sínodo, por muito que signifique uma reflexão importante de alguns membros da Igreja em vista de caminhos pastorais que seremos convidados a trilhar, dentro de uns meses, é, desde já, a oportunidade de criar momentos de vida com Deus. E, iluminados pela Sua Palavra, significa construir em conjunto, descobrindo a melhor valorização dos teus dias na relação com Deus e com os outros.

Artigos Relacionados