A alegria do Tempo Pascal

“O Senhor é a minha fortaleza e a minha glória, foi Ele o meu Salvador.” (Sl 118, 14)

A alegria do Tempo Pascal domina-nos! Passámos muitos dias à espera desta data, cada um com o seu tempo de oração, jejum e caridade. Culminámos nesta felicidade imensa: Jesus ressuscitou e nós, com Ele, renascemos.

Enquanto escola, paróquia, família é fácil viver este tempo. Mas porque será tão fácil falar e expressar o que sentimos sobre Jesus quando estamos com aqueles que também acreditam n’Ele e depois quando vamos para outros ambientes ficamos envergonhados, sem saber bem o que dizer? Acho que sei a resposta… Receio da rejeição. De facto a missão que Jesus nos deixou não é nada fácil, mas como podemos nós, jovens cristãos, ultrapassar este receio?

Os discípulos de Jesus também foram muitas vezes rejeitados, porém podiam valer-se de 3 instrumentos preciosos: a fé, a oração e a sabedoria. É certo que a Fé é, sem dúvida, o mais forte instrumento de evangelização, mas precisa ser alimentada… Pela Oração, que dita a nossa relação com Deus e, por isso, não deve nunca ser esquecida; e pela Sabedoria, pois para podermos ensinar precisamos saber.

Se não temos bem a certeza de como devemos rezar ou do que aconteceu a Jesus e aos Seus discípulos ou quais são os ensinamentos da Igreja não devemos ter vergonha de perguntar a quem sabe. Existem muitos livros, documentos, sites da internet e até, imaginem, aplicações para telemóvel, que nos podem ajudar.

Deixo-vos então um desafio: procura saber mais!

Artigos Relacionados