Nos Salesianos de Manique, a celebração do Dia Mundial do Doente, juntou a celebração do dia mensal missionário e a iniciativa pastoral de voluntariado “Há um lugar para ti”.
No dia 11 de fevereiro, a Igreja celebrou o Dia Mundial do Doente, instituído por São João Paulo II em 1992, como um apelo à oração, à proximidade e ao cuidado para com todos os que sofrem na doença. Esta data coincide com a memória de Nossa Senhora de Lourdes, lembrando-nos que Maria permanece junto dos que vivem momentos de fragilidade, dor e solidão.
Os Salesianos de Manique também assinalaram o Dia Mensal Missionário. À luz do sonho missionário de São João Bosco, recordaram que ser missionário não significa apenas partir para terras distantes, mas sair de nós próprios, ir ao encontro do outro, sobretudo daquele que mais precisa de cuidado, escuta e presença.
Foi neste espírito que o projeto de voluntariado “Há um lugar para ti”, destinado aos alunos do ensino secundário, realizou a sua iniciativa mensal na Residência Artémides Zatti. Inspirados pela vida do Santo Artémides Zatti, um salesiano que dedicou a sua vida ao cuidado dos doentes com ternura, alegria e serviço incansável. Os jovens foram ao encontro dos salesianos idosos, levando alegria, companhia e muitos sorrisos.
Neste dia, de forma especial, foi recordado que cuidar também é evangelizar, através de um gesto simples, uma palavra atenta ou um sorriso sincero tornam-se sinais concretos do amor de Deus. O projeto de voluntariado “Há um lugar para ti” mostra que há sempre espaço para amar, servir e construir pontes entre gerações. Porque, na verdade, há mesmo um lugar para cada um de nós no coração do outro.








