Alunos dos Salesianos de Manique visitam CERN

Com o objetivo de cativar os alunos para carreiras ligadas às Ciências/Tecnologias, alunos do 11.º ano dos Salesianos de Manique visitaram o Laboratório Europeu para a Física de Partículas – CERN em Genebra, na Suíça.

No âmbito da disciplina de Física e Química A, os alunos do 11.º ano dos Salesianos de Manique visitaram o Laboratório Europeu para a Física de Partículas – CERN em Genebra, na Suíça.

A viagem, que decorreu entre os dias 12 e 15 de março, teve como principal objetivo cativar os alunos para carreiras ligadas às Ciências e Tecnologias, indispensáveis ao desenvolvimento socioeconómico do País, e compreender o papel do conhecimento científico nas decisões do foro social, político e ambiental.

Os alunos visitaram o Globe of Science and Innovation, centro de divulgação do CERN, onde acompanharam uma palestra e uma visita guiada às experiências no Compact Muon Solenoid (CMS), um dos detetores de partículas do Large Hadron Collider (LHC), o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, e desceram à caverna da experiência a 92 metros de profundidade. 

A visita permitiu também ilustrar alguns dos conteúdos programáticos da disciplina através de um contacto direto com o trabalho de investigação científica, e sensibilizar os alunos para a importância da investigação que é feita no CERN. Os alunos estiveram em contacto com cientistas, alunos e professores de diversos países.

Fundado em 1954, o laboratório do CERN foi construído sobre a fronteira franco-suíça, próximo de Genebra. Neste fascinante centro de ciência, físicos e engenheiros trabalham conjuntamente usando o maior e mais complexo instrumento científico do mundo, constituído por um conjunto de aceleradores e detetores de partículas. Fazendo colidir feixes de partículas a uma velocidade muito próxima da velocidade da luz, procura-se explicar como é que as partículas interagem e entender a estrutura fundamental do Universo.

Leia também  Salesianos iniciam o processo de venda do Colégio de Poiares a Associação A2000

A viagem de estudo incluiu ainda, nos dois últimos dias, a visita à sede europeia das Nações Unidas e ao Museu de História Natural na cidade de Genebra.

Artigos Relacionados