Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Voluntárias de Dom Bosco, num total de cerca de 100 religiosos e religiosas, realizaram o retiro trimestral. O retiro de preparação do Natal teve duas edições, no norte, no Colégio dos Salesianos do Porto, e no sul, nos Salesianos de Lisboa.
De três em três meses, Salesianos, Salesianas e Voluntárias de Dom Bosco, reúnem-se para fazer o chamado retiro trimestral. Desta vez este retiro, em tempo preparação para o Natal de Jesus, realizou-se no feriado do dia 1 de dezembro e teve lugar nos Salesianos do Porto, para as comunidades do norte do país, e nos Salesianos de Lisboa, para as do sul. Juntou, respetivamente, 32 e 64 participantes que refletiram sobre o “Sonho dos Dez Diamantes, Memória e Profecia” de São João Bosco.
O tema foi orientado pelo Pe. Paulo Pinto, no norte, e pelo Pe. David Teixeira, em Lisboa. O tema ajudou os presentes a viajar através deste sonho carismático, e a recordar Dom Bosco de forma a sermos fiéis às virtudes que conformaram a vida de Dom Bosco e que são a nossa herança carismática.
O programa do dia constou de oração de manhã, partilha do tema, adoração ao Santíssimo, almoço, celebração penitencial e celebração eucarística.
Presente no encontro do Porto, o Provincial, Pe. Tarcízio Morais, presidiu à Eucaristia. Em Lisboa, a celebração foi presidida pelo Diretor dos Salesianos de Lisboa, Pe. João Ramos.
No Porto, a ocasião foi oportunidade também para a renovação da profissão religiosa do tirocinante Bonifácio Soares da Costa, presidida pelo Provincial.












