Salesianos apresentam “Position Paper” sobre sustentabilidade

Por ocasião do Tempo da Criação 2022, a Congregação Salesiana apresenta documento de princípio sobre Ecologia Integral.

O documento aponta uma série de princípios sobre o caminho de sustentabilidade que a Congregação Salesiana quer percorrer concertadamente, para tal baseando-se em vários textos da Igreja – começando pela Doutrina Social da Igreja até à Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco –; a Agenda de 2030 e o Acordo de Paris de 2015.

É uma reflexão que, por um lado, estabelece a posição dos Salesianos de Dom Bosco dentro do caminho traçado pela Igreja Católica e, por outro, oferece a todas as províncias salesianas instrumentos concretos para implementar em conjunto a conversão ecológica.

O documento foi apresentado pelo Setor para a Pastoral Juvenil – Ecologia Integral, departamento dentro da Congregação que tem entre os seus objetivos a animação deste aspeto.

Os Salesianos divulgaram simultaneamente um vídeo e interpelam cada comunidade salesiana do mundo a responder às seguintes questões: Como província/comunidade/escola/oratório/grupo de animadores/centro juvenil/paróquia: Já começámos a nossa conversão ecológica?; Como planeamos levá-la por diante na nossa programação?; Como podemos envolver nesta viagem as diferentes realidades que rodeiam a nossa comunidade para que ela seja sinodal?

O texto está disponível a partir do portal de notícias salesiano em www.infoans.org em cinco línguas, italiano, espanhol, inglês, francês e português.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados