Responsável pela Animação Missionária visita Província Portuguesa

O responsável pela Animação Missionária do Dicastério das Missões, Pe. Pavel Ženisek, visitou a Província Portuguesa, tendo tido vários encontros com os responsáveis nacionais do sector e os missionários.

No âmbito da visita de animação, entre os dias 7 e 11 de março, o Pe. Pavel reuniu com a equipa de Animação Missionária e Voluntariado e visitou as comunidades salesianas do Estoril, Évora, Manique, Porto e Setúbal.

O primeiro dia da visita a Portugal foi dedicado ao encontro com a equipa da animação missionária em Portugal, presidida pelo Pe. Sílvio Faria, e em que esteve presente o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e o responsável da Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago. O primeiro anúncio, a formação de voluntários, a Missão Anima e a plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano foram pontos abordados.

Ao longo da semana, acompanhado pelo Pe. Sílvio Faria e pelo salesiano Erick Mawanga, o Pe. Pavel visitou as comunidades salesianas do Estoril, Évora, Manique, Porto e Setúbal.

Em Setúbal, tratando-se de uma comunidade que trabalha o anúncio e a dimensão missionária em contexto urbano, a presença do Pe. Pavel possibilitou a apresentação do trabalho que se está a desenvolver neste contexto, muito de acordo com as atuais indicações para a dimensão missionária em contexto europeu. Uma presença popular, uma experiência muitas vezes de primeiro anúncio, oferece um campo oportuno para a missão salesiana no nosso País.

Artigos Relacionados