Equipa Animação Missionária reunida com Pe. Pavel Ženisek

A equipa de Animação Missionária e Voluntariado e o seu delegado, o Pe. Silvio Faria, esteve reunida, no passado dia 7 de março, com o Pe. Pavel Ženisek, do Setor das Missões Salesianas, que está de visita a Portugal.

Num encontro que juntou todos os membros da equipa, bem como o Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. José Aníbal Mendonça e o Delegado Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, foi feita uma partilha do trabalho que está a ser desenvolvido. Várias propostas foram destacadas, nomeadamente os projetos da Missão Anima (existente em três presenças salesianas em Portugal: Lisboa, Estoril e Manique) ou da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, que entre outros projetos encontra-se, atualmente, a prestar apoio humanitário à Ucrânia.

Dificuldades na missão

Entre os principais desafios dados a conhecer pela equipa está a questão do Primeiro Anúncio. Como será possível chegar a cada vez mais pessoas, nomeadamente, pais e alunos, educadores, paroquianos, famílias e jovens das diferentes presenças salesianas em Portugal?

Destaque também para a questão da comunicação com os jovens. Qual será a melhor forma de comunicar com eles? Em que plataformas devemos estar? Como comunicaria D. Bosco, hoje?

Estas e outras questões, assim como algumas dificuldades, foram partilhadas com o Pe. Pavel, que apresentou também a perspetiva de outras presenças salesianas espalhadas pelo mundo salesiano.

Formação de voluntários

Relativamente à formação de voluntários, outra das questões em cima da mesa, o representante do Setor das Missões Salesianas referiu que será sempre preferível a aposta em “grupos mais reduzidos”, o que garante, para além de uma maior facilidade na preparação dos voluntários e respetivo acompanhamento, uma melhor “garantia de inserção”, nas comunidades que os acolhem e com as quais vão cooperar.

Leia também  Madeira: 10 anos depois do temporal

Nas palavras do Provincial dos Salesianos em Portugal, é necessário repensar a “estrutura do voluntariado”, nomeadamente com a possibilidade de os voluntários “fazerem experiência” inseridos numa “comunidade salesiana”.

Tendo em vista uma maior partilha de experiências, num futuro próximo, poderá existir uma cooperação entre as províncias de Portugal e Espanha, neste setor das Missões, à semelhança do que já acontece com outras províncias que unem esforços na preparação e envio de voluntários para diferentes partes do mundo.

Artigos Relacionados