fbpx

125 anos de presença em Portugal: Uma exemplar herança que nos entusiasma e faz avançar

Salesianos > Opinião > 125 anos de presença em Portugal: Uma exemplar herança que nos entusiasma e faz avançar

Editorial do Boletim Salesiano n.º 578 de Janeiro/Fevereiro de 2020.

A deslumbrante capa do Boletim Salesiano insere-nos no âmago da vitalidade do carisma salesiano, encarnado num determinado lugar geográfico, social e cultural, e com forte implicação na vida de tantas pessoas! É motivo de grande alegria e de uma filial ação de graças ao Autor de tantas maravilhas, que através de D. Bosco e dos seus continuadores, faz acontecer o Reino nos corações humanos!

São já 125 anos de presença salesiana em Portugal, uma história que evidencia a entrega fiel e generosa de tantos Salesianos, Benfeitores, membros da Família Salesiana, educadores, que conseguiram orientar a sua vida pelos valores do Evangelho e os traduziram no serviço aos jovens, pela sua educação e santificação.

Uma exemplar herança que nos entusiasma e faz avançar. Moldados pelo mesmo espírito e centrados no mesmo fim, traçamos novos e determinantes caminhos oratorianos, seguindo “a política do Pai Nosso”, reinventando-nos na caridade vivida com e para os jovens!

O Papa Francisco, que também cresceu num ambiente salesiano, aponta o essencial: «Dom Bosco vos ajude a não frustrar as aspirações profundas dos jovens: a necessidade de vida, abertura, alegria, liberdade, futuro; o desejo de colaborar na construção de um mundo mais justo e fraterno, no desenvolvimento para todos os povos, na tutela da natureza e dos ambientes de vida. A seu exemplo, ajudá-los-eis a experimentar que só na vida da graça, isto é, na amizade com Cristo, se realizam plenamente os ideais mais autênticos. Ter a alegria de os reconhecer na busca da síntese entre fé, cultura e vida, nos momentos em que se tomam decisões difíceis, quando se procura interpretar uma realidade complexa».

No limiar do Capítulo Geral 28, esperando com expetativa as respostas à questão “Que Salesiano para os jovens de hoje?”, o nosso Boletim dá-nos a conhecer antigos alunos que, reconhecendo a importância da educação salesiana recebida, são pelo exemplo das suas vidas o seu melhor prémio e a sua mais eloquente prova de qualidade! 

Artigos Relacionados