“Viver para servir”: Diogo Almeida ordenado diácono

Ao longo dos três anos de estudo teológico tenho-me preparado no conhecimento mais profundo da vida cristã, para servir melhor a Igreja e a Congregação Salesiana. Neste período de preparação estive em Roma, numa comunidade salesiana internacional com cerca de 42 estudantes salesianos vindos de quatro continentes e com 23 nacionalidades. Esta experiência ajudou-me a adquirir uma visão muito mais ampla do carisma salesiano e do seu desenvolvimento no mundo. Ajudou-me a ver como o sonho de Dom Bosco se tornou uma realidade no mundo e na minha vida, como o carisma salesiano se espalhou por todos os “cantos” do mundo.

No dia 20 de junho em Roma com a graça de Deus fui ordenado diácono, na capela de Domingos Sávio. Foi um dia incrível, emocionante, em que reinou alegria, amor e a paz.

Quero partilhar convosco a experiência. Durante os dias anteriores à ordenação era uma correria, uma azáfama para preparar tudo ao pormenor: a disposição da capela, os cânticos, as flores, a roupa, etc… foram dias muito cansativos. Chegado o dia tudo estava impecável, só faltava começar a solene celebração presidida pelo Monsenhor Guerino di Tora, Bispo Auxiliar de Roma.

A Eucaristia começou na hora marcada, com cânticos festivos, alegres e ritmados, entrámos na procissão 12 salesianos de 11 países diferentes (Albânia, Angola, Brasil, Croácia, Índia, Congo, Nigéria, Polónia, Sri Lanka, Itália e Portugal) e um seminarista diocesano do Haiti para sermos ordenados diáconos. Foi uma celebração muito linda que ficará na minha memória para toda a vida sobretudo pela participação. Dada a situação em que nos encontramos, muitos participaram através da página do Facebook “Salesiani Don Bosco Teologi Roma”. Nem as máscaras foram uma limitação para viver bem este momento tão intenso e emotivo.

Leia também  Mirandela: Um gesto solidário

A ordenação de diácono tem uma carga simbólica muito forte e o Bispo na homilia focou esses aspetos: a oração pessoal e comunitária, o serviço à Palavra de Deus e o serviço aos mais pobres. Estes elementos definem a missão principal do diácono na Igreja. E é esta missão que eu abracei para a minha vida não só como diácono, mas como estilo de vida. Foi com muita alegria que fui ordenado diácono, com a esperança de servir cada vez melhor a Igreja e, de modo especial, os jovens.

Consideramo-nos vossos servos, por amor de Jesus”, retirada da segunda carta aos Coríntios, foi a frase que escolhemos como grupo, porque o importante não é falar de nós mesmos, mas sim falar do Evangelho de Jesus. Comunicar a todos o amor de Deus com exemplo de vida de cada um de nós, agora ordenados diáconos.

A celebração teve uma presença física reduzida, mas foi acompanhada através dos meios de comunicação social por muita gente, sobretudo por muitos dos nossos familiares, amigos e jovens. Muitos rezaram por cada um de nós. Sentimo-nos próximos de cada um que rezou, reza e rezará pelas nossas intenções. E eu prometo, como já tenho feito, rezar por cada um de vós.

Artigos Relacionados