Visita Extraordinária a Lisboa: concluída visita à Província Portuguesa

Chegou ao final a Visita Extraordinária do Conselheiro do Reitor-Mor, Pe. Gildásio Santos, à Província Portuguesa Salesiana. De 21 a 26 de maio de 2021, a obra salesiana de Lisboa acolheu o representante do Reitor-Mor.

Num dos primeiros atos da visita aos Salesianos de Lisboa, o novo Conselheiro encontrou-se com a Direção Pedagógica da escola.

Também no primeiro dia, o Pe. Gildásio visitou a Casa Patriarcal acompanhado pelo Provincial, onde foi recebido pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Ao final do dia reuniu com a comunidade salesiana e com o Conselho pastoral e económico da Paróquia de Santo Condestável.

Durante a visita acompanhou várias celebrações, reuniu com os salesianos da comunidade, Família Salesiana, professores, pessoal não docente e reuniu pessoalmente com os leigos corresponsáveis pela animação de alguns sectores. Desenvolveu encontros pessoais com o diretor pedagógico, José Morais, com a responsável dos Serviços Administrativos, Aldina Cordeiro, com o coordenador da Equipa de Comunicação, Miguel Mendes, com o diretor do Artisport, Duarte Ferreira, e com a responsável do Serviço SolSal, Alexandra Constantino.

Reuniu ainda com os salesianos e funcionários que colaboram com a Equipa de Comunicação, tendo partilhado a impressão muito positiva que tem da organização Provincial. Assinalou com agrado o facto da equipa incluir vários salesianos e lembrou que a comunicação é uma das áreas de maior investimento programado ao nível da Congregação para o novo sexénio. “A nossa comunicação deve ter três características: identidade salesiana, criatividade e qualidade”, afirmou. “Aqui em Portugal é dos lugares onde mais vi o uso das artes na comunicação. Em tudo, não só nas publicações, até na Eucaristia com os alunos”, concluiu. E deixou o desafio de trabalhar mais estreitamente em outras áreas da missão, como a área vocacional e do voluntariado.

Leia também  Musicentro dos Salesianos de Lisboa apresentou "The Little Mermaid"

Ao longo dos dias, o Pe. Gildásio pôde conhecer os espaços físicos da obra salesiana mais antiga em Portugal e conviver com os jovens, tendo orientado em vários momentos a oração dos “bons-dias” aos alunos.

No dia 24 de maio, presidiu à Eucaristia da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora que habitualmente assinala a despedida dos alunos finalistas. Deles pôde ouvir o agradecimento pela educação recebida e pela família criada em torno dos valores de São João Bosco.

No dia 27 de maio, o Visitador participou na reunião do Conselho Provincial e fez um balanço dos dois meses de observação, animação e união. Ao Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e ao seu conselho apresentou um relatório-síntese com cinco linhas de orientação para o governo e animação da Província. No sábado, 29 de maio, véspera da sua viagem de regresso a Roma, concluiu a Visita num encontro com todos os Salesianos, também através de videoconferência.

Artigos Relacionados