Visita de Conjunto à Região Mediterrânea: “Construir um Futuro de Esperança”

Durante quatro dias de encontros e reflexões, os Provinciais e Conselhos Provinciais de Portugal, Espanha, Itália, Médio Oriente e Norte de África, – acompanhados pelo Reitor-Mor, pelo Vigário-Geral e Conselho Geral – examinaram o tema “Construir um futuro de esperança” para as Províncias da Região.

O encontro decorreu em Ariccia, Itália, entre 3 e 6 de outubro, e teve como tema norteador a “Construção de um Futuro de Esperança” para a Região, fiel ao carisma e ao sentimento de pertença à Congregação. O tema foi trabalhado em três subtemas: um caminho de fidelidade e de fecundidade vocacional, um caminho de espírito e missão compartilhado entre salesianos e leigos e um caminho para um novo modelo de animação e governo.

A Região Mediterrânea inclui salesianos e presenças espalhadas por 19 países (Portugal, Itália, Espanha, Suíça, São Marino, Lituânia, Albânia, Kosovo, Roménia, Moldávia, Cabo Verde, Líbano, Síria, Israel, Palestina, Egito, Tunísia, Marrocos e Argélia), articuladas em 11 Províncias (a de Portugal, as seis da Itália, as duas da Espanha, a do Oriente Médio e a nova Circunscrição do Norte de África), e ainda a Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana e a Comunidade da Sede Central Salesiana. A Região é composta por cerca de 2.500 salesianos.

No último dia, o Reitor-Mor, Cardeal D. Ángel Fernández Artime, presidiu à Eucaristia. Feliz com o resultado do encontro, o Reitor-Mor sublinhou a necessidade de compromisso e de fidelidade aos jovens diante dos novos desafios da Região.

A Visita de Conjunto é um instrumento de animação da Congregação, que se realiza a meio do mandato de seis anos. O objetivo é avaliar o progresso alcançado nas diversas presenças salesianas.

Artigos Relacionados