V Congresso Regional dos Salesianos Cooperadores de Espanha e Portugal elege novo Conselheiro Mundial da Região

O V Congresso Regional dos Salesianos Cooperadores (SSCC) da Região Ibérica, composto pelos Salesianos Cooperadores de Portugal e Espanha, realizou-se em Escorial, Espanha, de 10 a 12 de junho de 2022. O Congresso foi realizado sob o lema “Está perto”.

O Congresso teve uma dupla finalidade programática e eletiva: por um lado, analisar os passos dados nos últimos seis anos, delineando novos objetivos e linhas de ação para os próximos seis anos; por outro lado, eleger o novo Conselheiro Mundial da Região, bem como os novos membros da Secretaria Executiva Regional (SER), e verificar o estado da Associação na Região.

Juntamente com o Secretário Geral do Congresso, Rafael Villar, e o Conselheiro Mundial cessante, Raul Fernandez, o Congresso contou com a presença de cerca de 60 pessoas entre os membros dos Conselhos Provinciais e os Delegados Provinciais SDB e FMA. O Congresso foi também acompanhado pelo Coordenador Mundial, Antonio Boccia; pelo Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana, Pe. Joan Lluis Playá (SDB); pelo Delegado Mundial para os Salesianos Cooperadores, Domenico Nguyen (SDB); e pela Delegada Mundial para os Salesianos Cooperadores, Irmã Lucrecia Uribe (FMA).

O Congresso abordou cinco temas principais:

1. O relatório do Conselheiro Mundial, Raul Fernandez, sobre o estado da Associação da Região;

2. A sinodalidade da Igreja, a partir da sua perspetiva bíblica e do ponto de vista de como deve ser vivida na Associação, ponto este apresentado pelo Coordenador e pelos Delegados Mundiais;

3. Exposição pelo Cardeal Arcebispo de Rabat Cristóbal López sobre “A construção do Reino de Deus diante das novas situações de pobreza”, apresentando num simples decálogo algumas formas em que podemos “tornar-nos pobres” para construir o Reino de Deus;

4. Participação, em pequenos grupos, na definição de algumas linhas programáticas para os próximos seis anos. As ideias apresentadas pelos grupos de trabalho serão agora desenvolvidas em pormenor;  

Leia também  Visita de Conjunto à Região Mediterrânea: “Construir um Futuro de Esperança”

5. Eleição do novo Conselheiro Mundial e dos novos membros do Secretariado Executivo (SER) e homenagem ao Conselho cessante.

Foram eleitos:

Conselheiro Mundial Ibérica: Borja Pérez (Santander-PSFJ)

Administrador: Juan Luis Bengoa (Madrid Atocha, PSJB)

Secretária: Mónica Domingo (Badalona, PMDM)

Formação: Diego Quesada (Granada, PMA)

Solidariedade e CSJM: José Luis Muñoz (Badalona, PMDM).

Ministério da Juventude: Lourdes Rojo (Barakaldo SDB, PSFJ).

Informação: Maria Ángeles Rodríguez (Alicante FMA, PSJ).

Pastoral Familiar e HDB: Cristóbal Marín e Irene Blaya (Cartagena, PSJ)

Vogal de Portugal: Valter Silva

O Congresso terminou com a saudação do novo Conselheiro Mundial, Borja Pérez, encorajando todos, no dia em que se celebrava a Festa da Santíssima Trindade e alguns dias depois de Pentecostes, a estarem atentos ao Espírito para serem capazes de detetar os desafios que enfrentamos e de lhes dar respostas ambiciosas e eficazes, nos assuntos urgentes mas sobretudo nas questões estratégicas, colocando os seus dons e talentos pessoais ao serviço da Associação e sobretudo na construção do Reino.

Finalmente, o Pe. Joan Lluis Playá encerrou o Congresso celebrando a Eucaristia e agradecendo pelo seu sucesso, fruto de um esforço de colaboração, no espírito da família salesiana.

Texto: Borja Perez, Conselheiro Mundial dos Salesianos Cooperadores da Espanha e Portugal

Artigos Relacionados