Universidade Nova atribui Doutoramento Honoris Causa a Carlos Carreiras, Antigo Aluno dos Salesianos do Estoril Fotografia © Universidade Nova de Lisboa

Universidade Nova atribui Doutoramento “Honoris Causa” a Carlos Carreiras, Antigo Aluno dos Salesianos do Estoril

A Universidade Nova de Lisboa distinguiu o Antigo Aluno dos Salesianos do Estoril Carlos Carreiras com o título de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia que reuniu personalidades da academia, da política e da sociedade civil no dia 17 de dezembro na Reitoria da Universidade.

Na homenagem feita pela Universidade Nova de Lisboa, Carlos Carreiras recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela “aposta na ciência, compromisso com o serviço público e visão transformadora”. Valores que, explicou o reitor da Universidade Nova, Paulo Pereira, o homenageado partilha com a Universidade. E sublinhou que o antigo edil de Cascais imprimiu “inovação, sustentabilidade, coesão social e valorização do talento” no território do município.

Na ocasião, o homenageado agradeceu a distinção e afirmou que a educação é um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável e para a construção de comunidades mais coesas.

Os Salesianos associam-se à homenagem recordando que, ao longo dos 20 anos em que esteve em funções legislativas, primeiro como vice-presidente e depois como presidente do município, Carlos Carreiras participou em muitos momentos da vida salesiana.

Reconhecimento e agradecimento a um Amigo de Dom Bosco

Depois de 15 anos como presidente da Câmara Municipal de Cascais, os Salesianos recordam e agradecem os vários momentos em que Carlos Carreiras participou na vida da Congregação Salesiana instalada no concelho.

Os Salesianos recordam e agradecem os muitos momentos em que esteve presente, apoiou, projetou e celebrou a Obra Salesiana e a ação dos Salesianos. Os Salesianos recordam e agradecem as homenagens que Carlos Carreiras, e a Câmara Municipal de Cascais, prestaram a Salesianos que se distinguiram pela sua ação no concelho, como o Pe. David Bernardo ou o Pe. Miguel Barros, que desde 2023 é recordado no nome de uma rua no Estoril. As ocasiões em que o autarca participou nas celebrações das Escolas dos Salesianos do Estoril e de Manique; na inauguração das sedes dos escuteiros em Manique e no Estoril; nos Jogos Nacionais Salesianos; na colaboração com várias instituições de resposta social do concelho; na festa salesiana WYD Don Bosco 23 durante a Jornada Mundial da Juventude; e em muitas outras. Também no reconhecimento de tantos que trabalham no ensino com a atribuição dos prémios na Gala da Educação. Instituições, professores e alunos que receberam desse evento mais um reforço e um estímulo para continuarem.

Os Salesianos de Portugal, os Salesianos do Estoril, os Salesianos de Manique, a Paróquia de S. Vicente de Alcabideche, os Agrupamentos de Escuteiros 550 de Manique e 75 do Estoril, e também as Filhas de Maria Auxiliadora, com várias obras no concelho, encontraram no Presidente da Câmara, também ele Antigo Aluno Salesiano, um amigo da obra e um Amigo de Dom Bosco.

Pe. Tarcízio Morais, sdb
Provincial

Artigos Relacionados