Uma “Leitura Missionária do CG 27”

Um ano depois do encerramento do Capítulo Geral 27 (CG27), o Dicastério para as Missões publicou um subsídio de reflexão para Comunidades e Províncias.

O documento, breve mas missiologicamente denso, intitula-se “Leitura Missionária do CG27” e tentou colher o alcance missionário do documento final do CG27 para ajudar os Salesianos a viver sua vida consagrada num “permanente estado de missão” (EG 25).

Tal abordagem, diz o documento, requer a superação da autorreferencialidade e da falta de audácia missionária. É esse o espírito missionário que impele a passar da tendência à autopreservação, à “conversão pastoral” e a viver com alegria e autenticidade a própria Fé e Consagração religiosa.

O documento faz votos de uma efetiva sinergia entre os Dicastérios para a Comunicação Social, Pastoral juvenil e Formação, a fim de redescobrir a importância e a atualidade do Primeiro Anúncio em todas as atividades pastorais. Releva também que o Primeiro Anúncio é a chave que pode melhor iluminar as estratégias para acompanhar os jovens ao conhecimento e ao encontro com Jesus Cristo; favorecer a presença missionária salesiana no ambiente digital, e entre os imigrantes e refugiados; redescobrir o Sistema Preventivo como proposta evangelizadora; e relevar o relacionamento entre educação e evangelização.

O documento também insiste em que a oração e os sacrifícios, sobretudo dos coirmãos idosos e doentes, são uma grande força espiritual para dar profundidade ao empenho e à atividade missionária de toda a Congregação.

“As perguntas oferecidas no final do folheto, e muitas outras que certamente haverão de brotar na mente dos irmãos e das comunidades – escreve na introdução o Guillermo Basañes, Conselheiro Geral para as Missões – poderão, se forem assumidas com seriedade, causar uma verdadeira revolução nas nossas Casas e Obras!”

O Documento foi enviado a todas as Inspetorias no mês passado e está disponível no website da congregação em www.sdb.org.

Artigos Relacionados