Uma Estátua ao Pe. João de Deus Pires

Um ano após a morte do Pe. João de Deus Pires, a população de Quelicai homenageou o sacerdote salesiano com uma estátua que perpetua a memória do missionário natural de Morais, Macedo de Cavaleiros.

O monumento, do escultor timorense José do Carmo Pinto, natural de Baucau, foi erguido no centro do Complexo da Igreja Paroquial de Quelicai e foi inaugurado no dia 3 de outubro.

A homenagem partiu da Comissão Organizadora da Paróquia de Santa Teresinha de Quelicai, presidida por Sebastião Gaio, e cujo pároco é o salesiano Pe. Justiniano de Sousa.

No primeiro aniversário da sua morte, a 22 de setembro de 2019 em Díli, foi celebrada Missa na Igreja da Paróquia de Maria Auxiliadora em Comoro.

O padre João de Deus Pires chegou à ilha de Timor a 4 de janeiro de 1958. Durante seis décadas de vida missionária construiu igrejas, escolas, orfanatos. Com os restantes, poucos, missionários salesianos em Timor-Leste, ajudou a implantar e a crescer a presença salesiana em Baucau, Fatumaca, Fuiloro, Laga, Los Palos, Maliana, Quelicai e Venilale. Recebeu as mais altas condecorações quer do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem do Mérito em 2004, quer do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, de quem recebeu a Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes em 2012, pelo apoio à Resistência Timorense e contributo relevante à luta pela independência.

Artigos Relacionados