Turquia, Oratório Salesiano de Istambul: Vidas à espera

Famílias refugiadas à espera, há anos, pelos processos de relocalização. O Oratório Salesiano de Istambul é um lugar de refúgio para os jovens no meio de uma metrópole com mais de 15 milhões de pessoas.

Há cerveja turca e americana. Pelos altifalantes ouve-se “I’m with you” de Avril Lavigne. Um grupo de jovens vigia as kofte para que não se queimem. Outro grupo tempera com especiarias orientais as saladas que vão acompanhar a carne grelhada. Falam do dia que passou. Na hora da refeição, sentam-se à mesa em silêncio, dão as mãos e rezam o Pai Nosso. Primeiro em inglês, depois, traduzido em turco e em árabe.

Estamos no Oratório Salesiano de Istambul, cidade com mais de 15 milhões de habitantes. O sacerdote salesiano Simon Härting, de 39 anos, fala com os vários grupos. Ao vê-lo, de camisola branca e calças pretas, a gesticular e a rir, poder-se-ia achar que faz parte do rebanho e não tratar-se do seu “pastor”. Aqui joga-se futebol, reza-se, trata-se de temas espirituais e fala-se dos acontecimentos diários. O padre Simon e os outros salesianos da comunidade estão simplesmente presentes. Acompanham. Os pedagogos definiriam o seu serviço como “trabalho de baixo impacto com os jovens”.

Entre os jovens estão dois irmãos, Andro e Marcel. São de Bagdad, capital do Iraque. Marcel conta as experiências que ele e o seu irmão carregam. “Somos cristãos caldeus e não exageramos ao dizer que tivemos uma vida boa… Até que tudo começou a desabar”. Marcel, de 24 anos, fala da ocupação americana, da incerteza, dos ataques e da crescente intolerância religiosa. Para a família foi o fim da vida que conheciam. As milícias xiitas tomaram de assalto casas e levaram tudo o que podiam. A família fugiu. Primeiro para o norte do país, para as zonas controladas pelos curdos e consideradas relativamente seguras. A cidade de Mossul em particular tornou-se o destino para muitos cristãos provenientes do sul, até à chegada do Daesh. “O que aconteceu em Mossul não pode ser descrito com palavras”, conta. Faz uma pausa e continua. A família teve de fugir de novo. Desta vez só restava a fronteira e o país vizinho, a Turquia. “Tínhamos perdido tudo, éramos estrangeiros e logo nos apercebemos disso. No princípio estivemos em Anatólia, onde não te aconselharei como cristão que mostres abertamente a tua cruz. Só agora, aqui em Istambul, a situação melhorou”.

Leia também  Sportbosco de Manique continua acompanhamento diário

A história de Marcel e Andro é semelhante à de todos os jovens que se encontram no pátio dos Salesianos. São todos cristãos do Médio Oriente que ficaram bloqueados nesta cidade entre a Ásia e a Europa num mundo que parece privado de razão. Andro diz: “Sinceramente, ter-me-ia ido embora, se não tivessem sido o padre Simon e os seus irmãos. O oratório tornou-se para nós uma espécie de nova casa”. É um lugar ao qual os jovens podem voltar. Sempre. Sobretudo nos momentos em que esta enorme cidade ameaça engoli-los.

Istambul mudou, cresceu desmesuradamente e, dada a situação caótica de toda a região, tornou-se um centro de refugiados. De acordo com os dados da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, a Turquia, país com cerca de 85 milhões de habitantes, acolhe a maior população mundial de refugiados pelo nono ano consecutivo, com cerca de 4 milhões de refugiados e requerentes de asilo. Sírios, afegãos, iraquianos, iranianos, ucranianos…, em busca de proteção, aguardam. A este facto, soma-se a crise económica. Em algumas cidades estalaram as primeiras revoltas contra os imigrantes. Quem pode e tem dinheiro suficiente entrega-se aos traficantes que prometem a salvação na Europa, e várias pessoas arriscam a vida nas travessias.

Marcel, Andro e os outros jovens estão à espera. Há anos. “Não queremos partir ilegalmente, mas com documentos, uma chamada e, portanto, com a possibilidade de uma nova vida regular”, diz Marcel. As famílias estão oficialmente registadas junto do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e aguardam um convite de um dos países participantes no programa de distribuição de refugiados. “Foi feita uma avaliação a nosso respeito, está tudo em ordem, mas nenhum de nós sabe quando chegará a hora em que poderemos partir”, diz Marcel. “Poderá acontecer a qualquer momento, ou poderá demorar anos”.

Leia também  República Centro-Africana, Bairro de Damala, Bangui: Primeiro-Ministro visitou Liceu Dom Bosco

Fotografias: Heinz Stephan Tesarek

Texto adaptado de Boletim Salesiano Itália/Don Bosco Magazin

Publicado no Boletim Salesiano n.º 598 de maio/junho de 2023

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados