“Startup” de antigos alunos criou dispositivo médico de deteção do cancro da mama

Frederico Stock e Francisco Neto Nogueira, antigos alunos dos Salesianos do Estoril, criaram um dispositivo médico que vai ajudar a detetar o cancro da mama precocemente.

O dispositivo “SenseGlove” da “Glooma” é uma luva com sensores que ajuda no autoexame regular da mama, com registo através de uma APP. A aplicação guarda os registos e relembra a realização regular do rastreio em casa. Caso detete alterações do tecido mamário, a APP emite um alerta com a recomendação da ida ao médico.

O projeto arrancou em 2021 e está a ser acolhido com muita atenção e expetativa no meio das inovações tecnológicas ao serviço da saúde, tendo recebido um prémio nos Portugal Digital Awards e o prémio Melhor “Startup” no Altice Innovation Award, foi um dos quatro finalistas dos Prémios Hintt e foi apresentado na Web Summit do ano passado.

A apalpação mamária é um rastreio que deve ser feito regularmente para a deteção precoce do cancro. A falta de vigilância, a falta de confiança no autoexame e o esquecimento levam a que 37% dos cancros da mama não sejam detetados na fase inicial.

A “SenseGlove” está em desenvolvimento e as primeiras unidades deverão estar disponíveis em outubro de 2022.

Frederico Stock e Francisco Neto Nogueira, fundadores da “Glooma”

Artigos Relacionados