SolSal Porto: Formação Técnica para jovens resulta em integração no mercado de trabalho

A primeira edição do curso de Técnico de Informação e Animação Turística (TIAT), lançado pelo SolSal Porto em 2020, resultou na integração efetiva de vários participantes no mercado de trabalho. 

O grupo de 18 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que se encontravam em situação de desemprego, sem ocupação escolar ou profissional, constituiu o repto de formação proposto pelo SolSal Porto, que desenvolveu uma formação que os preparasse adequadamente para enfrentar tanto o mercado de trabalho como os desafios da sociedade. 

“Atendendo ao ano completamente atípico que vivemos em 2020, consideramos que os resultados obtidos ao nível da integração profissional dos jovens formandos foram muito positivos. Por intervenção direta do curso de TIAT do Solsal Porto, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, foi possível integrar profissionalmente sete dos 18 jovens que iniciaram esta formação”, refere a equipa do SolSal Porto. “A estes números podemos acrescentar aqueles formandos que, de forma indireta, conseguiram uma ocupação profissional após a conclusão da formação. Aos jovens que ainda não conseguiram colocação no mercado de trabalho foi dada a possibilidade de frequentarem a 2ª edição do curso de TIAT e manterem o acompanhamento psicossocial da equipa do SolSal”, acrescentou ainda a mesma fonte. 

Destaca-se ainda o caso de sucesso de uma formanda que, após o estágio do TIAT efetuado num colégio internacional de referência na cidade do Porto, se candidatou a uma vaga no colégio dos Salesianos do Porto, tendo terminado o processo de recrutamento na contratação da jovem. O momento revestiu-se de especial importância para a equipa do SolSal Porto, uma vez que mostrou que o trabalho realizado diariamente junto destes jovens contribui decisivamente para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mas também acrescenta valor ao trabalho realizado pelos Salesianos em prol da comunidade. 

Leia também  Rezar pela paz e reconciliação no mundo

“São estas experiências que nos dão muita alegria. Sentimos que o Solsal Porto é um local de solidariedade, aprendizagem, convívio, integração e afirmação pessoal e profissional”, conclui a equipa.

Artigos Relacionados