solsal promove desenvolvimento pessoal e social

SolSal Lisboa dinamiza programa de desenvolvimento pessoal e social

Com início no dia 5 de fevereiro e término no dia 5 de março, o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (RE)NASCER, desenvolvido e dinamizado pelo SolSal Lisboa, chegou a 105 famílias. Foram abrangidos 175 pais, mães e outros cuidadores e 182 crianças e jovens.

Ao longo de cinco semanas, com inspiração no Lema do Reitor-Mor para 2021 e através dos meios digitais, foram apresentados temas promotores de um desenvolvimento pessoal e social mais feliz e equilibrado, procurando promover a autoconsciência, a capacidade de resolução de problemas, a resiliência, a empatia e a esperança. O programa incluiu pospostas de atividades, para todas as idades, para que as famílias pudessem trabalhar e desenvolver estas competências no contexto familiar.

Estas atividades proporcionaram momentos de partilha verdadeiramente significativos. No decorrer destas cinco semanas, foram dezenas as fotografias, os vídeos e os textos que as famílias enviaram às equipas e que ilustravam o modo como tinham sentido e posto em prática as atividades do programa.

A avaliação realizada permitiu aferir que as famílias se sentiram muito satisfeitas com os temas propostos e que consideraram que os mesmos são úteis para o seu bem-estar, quer a nível individual, quer a nível familiar. Nesta avaliação, as famílias partilharam que aprenderam novas estratégias para superar dificuldades no dia-a-dia, para olhar para o futuro de uma forma mais esperançosa e para perspetivar passos que lhes permitam alcançar os seus objetivos. Em especial, as famílias valorizaram os contributos que este programa teve para melhor gerir os desafios que este tempo de pandemia trouxe consigo.

A equipa SolSal Lisboa deixa um enorme agradecimento a todas estas famílias pela sua participação tão empenhada, próxima e positiva!

Artigos Relacionados