Serviço SolSal de Manique integra Rede Social de Cascais

O Serviço SolSal de Manique da Fundação Salesianos passou a integrar a Rede Social do Município de Cascais. No 48.º Plenário do CLAS – Conselho Municipal de Ação Social a edilidade apresentou uma reportagem em vídeo do projeto salesiano.

Rita Nicho recebeu equipa de reportagem nas instalações do Serviço SolSal de Manique

Rita Nicho, do SolSal de Manique, falou sobre o serviço social salesiano, projeto que começou em 2012 com a Escola Socio-Desportiva Sportbosco, uma parceria entre os Salesianos e Fundação Real Madrid.

A Sportbosco do Serviço SolSal de Manique une a pedagogia da Fundação Real Madrid, que aborda o desporto como escola de valores, à caridade pastoral como princípio salesiano orientador de todo o projeto. Destinado a crianças e a jovens carenciados do concelho de Cascais entre os 9 e os 16 anos de idade, a Sportbosco oferece atividades desportivas e apoio ao estudo a cerca de uma centena de crianças e jovens.

A Sportbosco proporciona aulas de futebol e de basquetebol, e uma vez por semana de natação. Funciona diariamente, de segunda a sexta-feira entre 15h30 e as 19 horas, exceto às quartas-feiras em que o horário é das 14 horas às 17h30. Nas pausas letivas, a Escola Socio-Desportiva é também uma saudável forma de ocupar os tempos livres, com a realização de estágios desportivos complementados com atividades lúdicas e culturais.

Mais recentemente o Serviço SolSal de Manique abriu outra valência, o Serviço de Atenção à Família que dá apoio a crianças e a jovens e respetivas famílias através de acompanhamento técnico, orientação social, formação e apoio com bens de primeira necessidade, alimentares e de higiene pessoal. As ajudas dadas resultam da angariação de bens pelo Banco SolSal, para o qual contribui a comunidade escolar e, desde há alguns meses, das ofertas do Banco Alimentar.

Alargar ação do projeto

“Pertencer à rede social vai permitir abrir o leque de ação do projeto”, explicou Rita Nicho. “Sermos mais uma instituição, mais um serviço que pode ajudar para nós ótimo”.

Leia também  Haiti, “Lakay Don Bosco”: uma segunda oportunidade para os meninos de rua

Nos últimos meses, a pandemia da Covid-19 reduziu um pouco o número de crianças e jovens. São atualmente cerca de 80. Mas o Serviço SolSal de Manique está a apoiar 26 famílias afetadas quer pelo desemprego quer pelo lay-off.

Frederico Pinho de Almeida, vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Cascais, mostrou-se muito satisfeito com o facto de o Serviço SolSal de Manique integrar a Rede Social do Município de Cascais. “A Rede Social de Cascais ao longo dos últimos quatro anos foi mais uma vez um pilar absolutamente determinante para promovermos um concelho cada vez mais coeso e equitativo”, afirmou.

Artigos Relacionados