“SDB Change Congress”: Oportunidades e desafios na gestão das obras salesianas

De 19 a 23 de setembro, a Universidade Pontifícia Salesiana acolheu o SDB Change Congress, um grande evento que reuniu 250 pessoas da área económica e administrativa da Congregação, entre elas, Ecónomos, Responsáveis pelos Gabinetes de Planeamento e Desenvolvimento (PDO, em inglês), Procuradorias Missionárias, ONGs salesianas e de organismos internacionais.

A iniciativa pretende potenciar o trabalho em rede no setor económico, promovendo a ligação e a partilha, com reuniões regionais e seminários internacionais, e fornecer orientações claras e definitivas sobre alguns temas que marcam, e continuarão a marcar, a vida dos jovens nos próximos anos: economia sustentável, inteligência artificial, comunicação do futuro e prevenção da corrupção, mantendo sempre firme a espiritualidade e a liderança salesiana.

Na abertura o Ecónomo Geral e promotor da iniciativa, o salesiano Jean Paul Muller, defendeu que “os salesianos, e todos os que estão associados a nós, temos a missão de moldar o futuro com os jovens”. E acrescentou: “Muitas, muitas soluções para os nossos desafios já existem e estão nesta sala, basta que as encontremos, ousando aproximar-nos”. O Congresso também reuniu vários oradores externos à Congregação.

Os dois primeiros dias foram repletos de palestras sobre alguns temas de grande atualidade, como pensamento estratégico, a aceitação das diferenças, a introdução à Economia do Papa Francisco, a ecologia integral e os recursos energéticos do futuro.

Na quarta-feira, 21 de setembro, os congressistas puderam ouvir sugestões e reflexões sobre como melhorar o seu serviço em benefício dos jovens, através de uma estruturação mais efetiva de suas atividades, com uma gestão económica transparente e relatórios eficazes. O impacto da corrupção na juventude e a ética na gestão financeira foram os temas de duas das conferências do dia.

No quarto dia do Congresso foi abordada a questão de como preservar as raízes espirituais e carismáticas para olhar o futuro com confiança. No último dia, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, participou na Mesa-Redonda.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 595 de novembro/dezembro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados