Santuário de Maria Auxiliadora recebeu peregrinação da Família Salesiana

Sábado, dia 21 de outubro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, recebeu os peregrinos da Família Salesiana.

Entre 450 a 550 membros da Família Salesiana participaram no fim de semana na peregrinação anual da FS ao santuário mariano, convidados a acolher Maria como “Mestra”, tal como fez D. Bosco.

Este ano pastoral, na celebração dos 200 anos do Sonho dos Nove Anos de São João Bosco, a Família Salesiana é chamada a pôr em prática, junto dos jovens, a pedagogia que aquele sonho evoca, reconhecendo em Maria a sua guia.

O encontro começou pelas 9 horas, com o acolhimento. A introdução do tema do ano foi feita pelo Pe. Paulo Pinto, sdb, que recordou que “quem segue o cordeiro também faz esse processo de transformação, tal como fazemos na Eucaristia”.

O projeto educativo de D. Bosco é uma resposta ao Pai, de fazer dos jovens bons cristãos e honestos cidadãos. Era, por isso, explicou, o seu propósito de vida fazer discípulos de Jesus, tendo Maria como Mestra.

“D. Bosco lidera os rapazes, conquista-os com a caridade”, referiu. É tarefa dos educadores, como pastores, transformar os animais ferozes, transformar lobos em cordeiros, usando para tal o Sistema Preventivo traçado por São João Bosco. “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”, recordou o Pe. Paulo Pinto.

A Eucaristia foi presidida pelo Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. Tarcízio Morais.

A homilia incidiu no tema da peregrinação. Maria, Mãe e Mestra, pede para realizarmos a vontade do seu Filho em tudo, foi recordado. A missão da Família Salesiana é partir para responder ao grito dos jovens que mais precisam.

Leia também  Retiros Quaresmais: No Caminho da Conversão

Se confiarmos em Maria Auxiliadora veremos os que são milagres, recordou.

No período da tarde, os peregrinos recitaram o terço. Seguiu-se, por último, a procissão em honra de Nossa Senhora Auxiliadora no exterior do Santuário, presidida pelo Provincial e por vários salesianos, acompanhada pela Banda Juvenil de Poiares. Seguiram também na procissão da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora as imagens de D. Bosco e de Nossa Senhora de Caná.

Fotografias: Irene Rodrigues

Artigos Relacionados