Santuário de Maria Auxiliadora recebeu peregrinação da Família Salesiana

Sábado, dia 21 de outubro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, recebeu os peregrinos da Família Salesiana.

Entre 450 a 550 membros da Família Salesiana participaram no fim de semana na peregrinação anual da FS ao santuário mariano, convidados a acolher Maria como “Mestra”, tal como fez D. Bosco.

Este ano pastoral, na celebração dos 200 anos do Sonho dos Nove Anos de São João Bosco, a Família Salesiana é chamada a pôr em prática, junto dos jovens, a pedagogia que aquele sonho evoca, reconhecendo em Maria a sua guia.

O encontro começou pelas 9 horas, com o acolhimento. A introdução do tema do ano foi feita pelo Pe. Paulo Pinto, sdb, que recordou que “quem segue o cordeiro também faz esse processo de transformação, tal como fazemos na Eucaristia”.

O projeto educativo de D. Bosco é uma resposta ao Pai, de fazer dos jovens bons cristãos e honestos cidadãos. Era, por isso, explicou, o seu propósito de vida fazer discípulos de Jesus, tendo Maria como Mestra.

“D. Bosco lidera os rapazes, conquista-os com a caridade”, referiu. É tarefa dos educadores, como pastores, transformar os animais ferozes, transformar lobos em cordeiros, usando para tal o Sistema Preventivo traçado por São João Bosco. “Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”, recordou o Pe. Paulo Pinto.

A Eucaristia foi presidida pelo Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. Tarcízio Morais.

A homilia incidiu no tema da peregrinação. Maria, Mãe e Mestra, pede para realizarmos a vontade do seu Filho em tudo, foi recordado. A missão da Família Salesiana é partir para responder ao grito dos jovens que mais precisam.

Leia também  Dalai Lama elogia livro sobre missionários do salesiano Pe. George Thirumalachalil

Se confiarmos em Maria Auxiliadora veremos os que são milagres, recordou.

No período da tarde, os peregrinos recitaram o terço. Seguiu-se, por último, a procissão em honra de Nossa Senhora Auxiliadora no exterior do Santuário, presidida pelo Provincial e por vários salesianos, acompanhada pela Banda Juvenil de Poiares. Seguiram também na procissão da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora as imagens de D. Bosco e de Nossa Senhora de Caná.

Fotografias: Irene Rodrigues

Artigos Relacionados