Santo Artémides Zatti: “Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”

Vários salesianos da Província Portuguesa, coadjutores, salesianos e clérigos, participou em Roma na canonização de Artémides Zatti, salesiano coadjutor. “Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”, manifestou o Vigário do Provincial, Pe. João Chaves.

Em resposta ao convite do Reitor-Mor dos Salesianos, de Portugal, deslocaram-se a Roma, quatro salesianos leigos para participarem na celebração da canonização de Artémides Zatti, António Arrobas, Crispim Hornay, Manuel Lourenço e Paulo Chaves, e alguns sacerdotes Pe. Abílio Nunes, Pe. Casimiro Morais, Pe. João Chaves Mendes, José Santana Cruz, Pe. Luís Peralta, Pe. Ronaldo Pereira, Pe. Salvador José, P. Tarcízio Morais e o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. “A canonização de Artémides Zatti será uma grande festa para todos nós salesianos, mas especialmente para nossos coirmãos coadjutores”, antecipava o Superior dos Salesianos.

“Fomos muitos aqueles que ali estivemos, mas não uma multidão indiferenciada: Cardeais e Bispos salesianos, o Reitor-Mor com o Conselho Geral, mais de quinhentos Salesianos Coadjutores, a maioria dos Provinciais, muitíssimos membros dos vários grupos da Família Salesiana de todo o mundo. Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”, descreveu o Vigário do Provincial, Pe. João Chaves.

No dia 8, sábado, às 10 horas, a celebração da Eucaristia no Sala Paulo VI foi presidida pelo Reitor-Mor. O enorme auditório esteve quase cheio com os 550 coadjutores, vindos dos mais variados países, além de muitos salesianos, jovens, membros da Família Salesiana… Distinguia-se um grande grupo da Argentina, entre os quais familiares do novo santo e o miraculado, que curou de uma doença grave pela intervenção de Artémides Zatti.

Leia também  "Minha Terra, Minha Flor": apresentado livro de poesia do Pe. Simão Cruz

No final da manhã, outro momento marcante foi a visita do Papa Francisco que – apesar da sua notória debilidade física –, entrou a caminhar, sorridente, e dirigiu palavras de muita simpatia aos Salesianos.

Confessou que ele próprio já tinha rezado a Artémides Zatti quando era Bispo da Argentina, pedindo-lhe irmãos leigos para os Jesuítas e ele concedeu! Depois de cumprimentar pessoalmente algumas pessoas, saiu na sua cadeira de rodas, dando a volta ao enorme auditório para grande alegria de todos.

Dia 9, domingo, foi a grande celebração da canonização de Artémides Zatti na Praça de São Pedro. Uma multidão enorme enchia a grandiosa praça e acolheu com entusiasmo o Papa, na sua cadeira de rodas, para a celebração da Eucaristia, uma vez que o seu estado de saúde não permite que esteja muito tempo em pé.

Aí, depois da leitura de um resumo da vida de Artémides Zatti e da invocação dos santos através da ladainha cantada, o Papa Francisco declarou Artémides Zatti SANTO!

Artigos Relacionados