Salesiano coadjutor Artémides Zatti proclamado santo

“O salesiano coadjutor Artémides Zatti foi um exemplo vivo de gratidão”. Com estas palavras, pronunciadas durante a homilia da Eucaristia de 9 de outubro de 2022, o Papa Francisco indicou a todos os fiéis o modelo do “santo enfermeiro” e do “parente de todos os pobres”, Artémides Zatti.

Toda a celebração eucarística, com o Rito de Canonização do salesiano coadjutor Artémides Zatti e D. João Batista Scalabrini, bispo e fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, foi solene, como merece a ocasião.

Após o cântico de entrada, a Schuola da Basílica de São Pedro entoou o Veni, Creator Spiritus e o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, acompanhado pelos Postuladores, Pe. Graziano Battistella CS, e Pe. Pierluigi Cameroni, SDB, dirigiu-se ao Papa para apresentar a Petitio, o pedido formal para que canonize os dois Beatos. As figuras de D. Scalabrini e de Artémides Zatti foram recordadas com a leitura das respetivas biografias.

O Pontífice pronunciou, em latim, a solene fórmula da canonização, com a qual declarou e definiu Santos João Batista Scalabrini e Artémides Zatti. A assembleia de fiéis presente na Praça de São Pedro, no Vaticano, acompanhou e aplaudiu a proclamação. A Eucaristia foi concelebrada por vários Cardeais, Arcebispos, Bispos e Sacerdotes, muitos deles Filhos de Dom Bosco com o seu Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

Na véspera, o Papa Francisco participou nas celebrações dos Salesianos na Sala Paulo VI, no Vaticano. No final, após a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor, o Papa demonstrou “um conhecimento detalhado, preciso, oportuno e pessoal” sobre Artémides Zatti, reportou a Agência de Notícias Salesiana.

O Papa destacou alguns aspetos da vida do novo santo: migrante, parente de todos os pobres, salesiano coadjutor e intercessor para as vocações. Recordou ainda que, como Superior Provincial dos Jesuítas da Argentina, promoveu novenas e orações para obter de Deus novas vocações de irmãos consagrados por intercessão de Artémides Zatti.  

Leia também  Duas ofertas especiais: os mais preciosos dólares

O Reitor-Mor observou que “o perfil profissional de Artémides Zatti, que começou com uma promessa, se radicava na confiança na Providência, numa grande Fé em Deus e num grande amor à Auxiliadora”. Em todas as suas funções e serviços, de bicicleta, no seu escritório na administração, na sala de cirurgia, no pátio ou nas dependências do hospital, sempre foi um enfermeiro santo a curar e aliviar, usando o melhor remédio: a sua presença alegre, otimista e empática. Por fim o Pe. Ángel afirmou que Artémides Zatti poderia ser justamente definido como modelo de crente e de salesiano coadjutor, assegurando que será um santo intercessor pelas vocações na Igreja e na Congregação Salesiana, em particular pela vocação dos Salesianos Irmãos.

Fotografias © Serviço Fotográfico – Vatican Media

Artigos Relacionados