Santidade Juvenil: Presenças salesianas festejam modelos de santidade

No final do mês de outubro as escolas salesianas do Estoril e de Cabo Verde assinalaram a Festa da Santidade Juvenil, uma tradição salesiana anual.

No Estoril, no dia 24, os alunos, desde o Pré-Escolar ao 12.º Ano, celebraram com o tema “Sonhamos a Santidade!” No pavilhão foi celebrada a Eucaristia às 9h15, presidida pelo diretor Pe. João Chaves.

Um dia cheio de alegria, dinâmicas, jogos, diversão, música e dança no pátio. O 1.º ciclo dinamizou vários jogos e atividades sobre os santos da Família Salesiana. O 2.º ciclo organizou jogos tradicionais entre as várias turmas e a exibição de uma curta-metragem seguido de um questionário sobre São Domingos Sávio. Finalizaram o dia com a construção de um oratório de tamanho humano deste santo jovem no seu corredor. Os alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário uniram-se e, por equipas, disputaram diferentes torneios, desde matraquilhos e xadrez até basquetebol. Tiveram ainda a oportunidade de experimentar vários jogos de tabuleiro e um palco onde puderam mostrar os seus talentos tais como cantar, tocar instrumentos, entre outros. Neste dia toda a comunidade educativo-pastoral teve a oportunidade de conhecer melhor a vida de São Domingos Sávio e sonhar também com a santidade, como também de a experimentar na alegria vivida no pátio e na celebração da Eucaristia.

Na Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo, em Cabo Verde, a Festa de Santidade Juvenil decorreu no dia 27.

Os preparativos da festa, organizados pela Equipa da Pastoral, iniciaram semanas antes com atividades de cariz religioso, com a preparação espiritual e alguns temas apresentados nos “bons dias” e “boas tardes” dedicados aos Santos homenageados. Ao longo da semana que antecedeu a festa, de 23 a 25, tiveram lugar atividades desportivas com torneios interturmas de basquetebol para os alunos do Ensino Básico e Secundário, organizados pelos professores de Educação Física. O dia da grande festa, no período da manhã, começou com duas Eucaristias, em simultâneo, dirigidas aos alunos e professores do 1.º e 2.º ciclos, respetivamente, presididas pelo Pe. Gregório Haengel e Pe. Celestino Costa. Seguiram-se várias atividades de animação, com feira de jogos, final do torneio de basquetebol e uma gincana. À tarde, pelas 14 horas, foi celebrada a Eucaristia com os alunos e os professores do Ensino Secundário, presidida pelo diretor, o Pe. Luís Peralta. Depois da Missa, os alunos disputaram a final do torneio de basquetebol e, de seguida, uma tarde cultural, com muita música e dança, em que participaram alunos da escola e antigos alunos que atualmente se encontram a trabalhar no meio artístico. Na festa participou ainda a banda da ESAO, constituída por alunos e dirigida por um membro da equipa pastoral, o músico Gabriel Miranda. 

Artigos Relacionados