Salesianos reunidos em Capítulo Provincial 2019

O Capítulo Provincial 2019 tem como objetivo ajudar a preparar o Capítulo Geral 28 que se realizará no próximo ano.

“Dom Bosco viveu e transmitiu-nos, sob a inspiração de Deus, um estilo original de vida e de ação: o espírito salesiano” (Const. 10).

O espírito salesiano não muda. A forma de o expressar é que se altera, de acordo com as exigências dos tempos, das novas situações e da mudança das mentalidades. Há um fator decisivo nesta mudança: a inserção plena dos leigos na missão da Congregação.

A 1.ª fase (ou 1.ª sessão) do CP2019 decorreu na Sede Provincial, Casa Dom Bosco, nos dias 27/29 de dezembro último. Nela participaram quatro leigos: dois adultos e dois jovens. A Assembleia Capitular era composta por seis salesianos membros do Conselho Provincial, nove Diretores, nove Delegados das comunidades e quatro Delegados da Comunidade Provincial.

O CP2019 tem como objetivo ajudar a preparar o Capítulo Geral (CG28), que se realizará no próximo ano com um tema unitário em três núcleos temáticos: a prioridade da missão salesiana; o perfil do salesiano; e o trabalho com os leigos na missão e formação.

Dom Bosco partilhou os sonhos da sua vida com os jovens e com muitos dos seus colaboradores, coisa que nós nem sempre conseguimos fazer. E, afinal de contas, se muitos leigos os conhecessem, poderiam envolver-se com maior generosidade em obras mais carismáticas a favor dos jovens, especialmente dos mais pobres e necessitados. 

Artigos Relacionados