Salesianos organizam congresso de educação

“E-ducar para além da cloud”: futuro do coração educativo. A Fundação Salesianos vai realizar nos dias 3 e 4 de setembro o congresso educativo “E-ducar para além da cloud: futuro do coração educativo”. O Congresso vai ter lugar nos Salesianos do Estoril e tem como objetivo refletir sobre os atuais desafios da educação em Portugal.

A evolução tecnológica e o acesso quase imediato à informação, obrigam a um novo olhar sobre a caracterização dos jovens de hoje, e a repensar as instituições educativas no que diz respeito à forma de olhar a educação. A experiência e a pedagogia salesiana, com destaque para o Sistema Preventivo de S. João Bosco, estarão também em análise.

Este congresso constitui uma oportunidade para ouvir algumas figuras marcantes na área da educação.

Entre os oradores já confirmados estão o Professor Doutor David Justino, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Pe. Francesc Riu e o Pe. Rui Alberto Almeida. 

David Justino, ex-Ministro da Educação do XV Governo Constitucional, presidente do Conselho Nacional de Educação, consultor do Presidente da República para os Assuntos Sociais, e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a da Universidade Nova de Lisboa, irá apresentar no dia 3 de setembro pelas 11 horas e 30 minutos a conferência “Desafios da Educação no Séc. XXI”.

Marcelo Rebelo de Sousa, Professor Catedrático na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa, Jurisconsulto, e Conselheiro de Estado, apresenta a conferência “Educação: coisa do coração” no dia 4 de setembro. A conferência terá início às 11 horas e 30 minutos.

Pe. Francesc Riu, Sacerdote Salesiano espanhol, irá apresentar a conferência “Educar/Evangelizar hoje e amanhã, e as escolas salesianas”. Francesc Riu foi Secretário-Geral da Fundação da Escola Cristã da Catalunha ao longo de 30 anos, foi responsável pela formação permanente da Escola Universitária Blanquerna e mais recentemente Diretor das Relações Internacionais da Fundação Edebé. É autor de 20 publicações nos vários âmbitos da educação. A conferência terá lugar no dia 4 de setembro, com início às 9 horas e 30 minutos.

Leia também  Espanha: Salesianos de La Almunia obtêm o selo de ouro de excelência empresarial

Rui Alberto Almeida, Sacerdote Salesiano, Doutorado pela Universidade Pontifícia Salesiana e diretor das Edições Salesianas, irá apresentara a conferência “Características, exigências e expectativas dos educandos 3.0”. A conferência está agendada para o dia 3 de setembro, com início às 16 horas e 30 minutos.

As conferências serão seguidas de mesas redondas. 

No decurso do Congresso haverá algumas sessões culturais, com pequenos momentos musicais. Está também previsto, na tarde do dia 3, o lançamento do selo oficial do bicentenário do nascimento de S. João Bosco, fundador dos Salesianos.

As inscrições estão abertas. Mais informações em www.e-ducar.salesianos.pt.

Artigos Relacionados