Salesianos e leigos das Obras e Serviços Sociais da Região Salesiana Meditarrânea estão reunidos em Lisboa

Está a decorrer em Portugal entre dia 26 e dia 29 de novembro o Encontro das Obras e Serviços Sociais da Região Salesiana Meditarrânea.

Está a decorrer em Portugal entre dia 26 e dia 29 de novembro o Encontro das Obras e Serviços Sociais da Região Salesiana Meditarrânea.

Participam no encontro salesianos e leigos em representação das obras da região, seis de Itália, oito de Espanha, um do Médio Oriente e nove de Portugal, o salesiano Pe. Daniel Garcia, representante do Dicastério da Pastoral Juvenil e responsável mundial pelos serviços sociais da Congregação, e Ángel Gudiña, em representação da “Don Bosco International”, plataforma que representa a Congregação junto das instituições da União Europeia.

Estão programadas várias sessões de trabalho para a apresentação das realidades locais das várias províncias, a preparação da Consulta Mundial sobre Marginalização e Jovens em Risco, a apresentação do trabalho da “Don Bosco International” nas áreas da pobreza e imigração, e o trabalho da Pastoral na escuta e no acompanhamento dos jovens. Os temas do Capítulo Geral 28 e do Sínodo dos Bispos, que decorreu em outubro em Roma, também vão ser abordados em sessões temáticas.

O encontro decorre nas instalações das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Queijas, e os participantes vão ter a oportunidade de conhecer localmente dois projetos sociais dos Salesianos em Portugal com a visita às instalações do Serviço Social “Escola Sócio-Desportiva SportBosco” de Manique e a visita ao Serviço Social “SolSal – Solidariedade Salesiana” de Lisboa.

Quarta-feira, dia 28, às 20 horas, os participantes na reunião vão assistir à apresentação das Bandas SolSal ao vivo no Mercado de Campo de Ourique em Lisboa. As Bandas SolSal são um dos programas de desenvolvimento de competências para as crianças e jovens apoiadas pelo serviço. O concerto tem entrada livre.

Artigos Relacionados