Salesianos do Estoril: Alunos criam miniempresas no âmbito do projeto “Empreender”

Com o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor dos alunos, os Salesianos do Estoril criaram o projeto “Empreender”. Alunos estão a desenvolver 15 miniempresas que esperam levar a concurso.

A equipa da disciplina de Economia, na procura de novos modelos de atuação, atualizados e inovadores, desenvolveu o projeto com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras, de empregabilidade e que promovam a literacia financeira. O projeto “Empreender” pretende ajudar os alunos a desenvolver competências de liderança, tomada de decisão, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral. 

Os Salesianos do Estoril associaram-se ao programa “A Empresa” da Júnior Achievement Portugal e ao programa Escolas Empreendedoras da DNA Cascais, que desenvolvem duas competições a nível nacional e concelhio respetivamente. Estes programas têm como finalidade a criação e a gestão de miniempresas por parte dos estudantes do ensino secundário com o apoio de um professor e de um voluntário do mundo do trabalho, ao longo do ano letivo em contexto de sala de aula.   

No dia 10 de fevereiro, decorreu a apresentação à comunidade escolar de oito miniempresas criadas no âmbito do projeto. No auditório da escola, repleto de alunos e docentes, os alunos tiveram quatro minutos para fazer a apresentação da sua miniempresa de forma criativa e dinâmica. As ideias apresentadas foram avaliadas por um júri constituído por elementos da direção da escola com a finalidade de enriquecer e melhorar as propostas apresentadas.

No total, os alunos dos Salesianos do Estoril estão a desenvolver 15 miniempresas que esperam levar a concurso na primeira fase da competição nacional da Júnior Achievement  Portugal, no próximo dia 22 de março, e no Concurso Escolas Empreendedoras da DNA Cascais, a 2 de maio. 

Este projeto é mais um passo para dotar os alunos de experiências e competências, proporcionando aprendizagens significativas, envolvendo alunos, professores, pais e comunidade em geral.

Leia também  SolSal Porto: Inscrições abertas para Curso de Técnico da Juventude/Monitor de Atividades de Ar Livre

Artigos Relacionados