Salesianos de Mirandela: o regresso gradual à normalidade

Após o período de férias da Páscoa, em que alguns dos jovens institucionalizados puderam usufruir desse tempo livre junto das famílias, o retorno ao normal funcionamento da Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens dos Salesianos de Mirandela exigiu medidas especiais de segurança sanitária, de acordo com o plano de contingência de combate à pandemia do novo coronavírus. 

O regresso dos jovens foi coordenado pela Direção dos Salesianos e pelas Equipas Técnica e Educativa da Casa de Acolhimento, e incluiu a realização de testes de despiste ao vírus nos centros de teste de Mirandela e Macedo de Cavaleiros e um período de isolamento em espaços próprios dentro da Casa de Acolhimento. Neste momento, os 10 utentes acolhidos na Casa levam por diante as suas atividades letivas através dos meios telemáticos e do projeto da Telescola. Nestas atividades são acompanhados por Salesianos, pelas Equipas Técnica e Educativa e pelos serviços de administração e de apoio. Os utentes da Casa que permanecem ainda em família, de acordo com as indicações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Segurança Social e Tribunais, continuam a ser acompanhados através de contactos regulares e visitas domiciliárias. Durante as férias, os técnicos da Casa de Acolhimento acompanharam crianças, jovens e as respetivas famílias através de contactos regulares, visitas domiciliárias e apoio com cabazes de produtos essenciais.

A obra de Mirandela acolhe 19 crianças e jovens a quem são proporcionadas condições para poderem levar por diante o seu projeto pessoal de vida. 

O Centro de Artes D. Bosco, apesar das limitações, prossegue as aulas de “Ballet em casa”, graças à utilização de meios telemáticos.

Na Paróquia de S. João Bosco têm-se intensificado os contactos “online”, com a partilha no Facebook das transmissões regulares das celebrações dominicais da Unidade Pastoral de Nossa Senhora do Amparo. Ao longo do mês de maio é feita a transmissão regular do terço a partir do Santuário de Nossa Senhora do Amparo em Mirandela, contando com a colaboração musical e técnica do salesiano João Ensina.

Artigos Relacionados