Salesianos de Évora: Visitas especiais em tempo de Natal

No dia 27 de dezembro de 2017 a comunidade salesiana de Évora teve o prazer de comemorar o segundo dia da oitava de Natal, com a grata visita do Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e do conselheiro regional da Ásia Leste – Oceânia, Pe. Václav Klement.

Graças ao acordo mútuo entre as duas províncias da ITM (Indonésia-Timor-Leste) e POR (Portugal), são nove os salesianos de Timor-Leste que estudam em Portugal: dois tirocinantes, seis estudantes de teologia e um sacerdote (escola e administração). A comunidade salesiana de Évora é formada por cinco salesianos portugueses, que são os formadores, e seis jovens salesianos timorenses, estudantes de Teologia. Além da formação dos salesianos jovens, à comunidade está confiada a paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora e a escola salesiana, com 650 alunos, desde a creche ao 12.º ano.

A seguir à recente visita do Pe. Apolinário Maria Ornai Neto, Superior da Visitadoria da Indonésia-Timor Leste, tivemos neste dia uma boa oportunidade para compartilhar sobre o futuro da comunidade provincial. Aprendemos muitas novidades da região Ásia Leste-Oceânia (EAO), conhecemos as notícias Australásia e o site Boscolink. Momento significativo foi o do colóquio pessoal com o conselheiro regional, em que foram abordados aspetos como o acompanhamento espiritual pessoal, a experiência formativa em Portugal e o futuro da nossa Vice-Província.

Atualmente, são 40 os salesianos da Vice-Província, que estudam em vários países: Austrália, Filipinas, Índia, Bélgica, Itália e Portugal. Acreditamos que o melhor investimento para o crescimento do carisma salesiano é a qualificação dos irmãos para a missão.

Artigos Relacionados