Salesianos de Évora: Horta Pedagógica e Solidária produz e doa produtos ao Serviço SolSal

Nos Salesianos de Évora, uma turma do 1.º ano do Ensino Básico está a aprender a cultivar uma horta. Os produtos colhidos são oferecidos a famílias apoiadas pelo Serviço SolSal da escola.

Integrado no programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, os alunos da turma 1.º A dos Salesianos de Évora estão a aprender como se cultiva uma horta.

No âmbito da oferta de Atividades de Enriquecimento do Currículo, a turma do 1.º A desenvolve semanalmente uma Horta Pedagógica. Os alunos aprendem a fazer compostagem a partir de diversos produtos naturais, para depois utilizarem como fertilizante natural, preparam a terra, plantam, regam e colhem os produtos cultivados.

Desde o início do ano letivo, os alunos já plantaram diversos produtos hortícolas, tais como alfaces, couve galega, couve de Bruxelas, alho francês e rabanetes. Os produtos, depois de colhidos, são oferecidos ao Serviço de Atenção à Família do SolSal para distribuição às famílias acompanhadas.

Quando as condições climatéricas são adversas para a atividade ao ar livre, os alunos trabalham na sala de aula as sementeiras com utilização de material reciclado.

O projeto proporciona aos alunos várias aprendizagens: pedagógicas, com atenção para o meio ambiente, a sustentabilidade e a ecologia, e a solidariedade.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o objetivo de promover a Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas.

Artigos Relacionados