Salesianos de Espanha: Maria Auxiliadora recebe Medalha de Ouro da cidade de Utrera

Município de Utrera homenageou a Congregação Salesiana com a atribuição da Medalha de Ouro da cidade à estátua de Nossa Senhora Auxiliadora. Comemoração pretende ser um reconhecimento aos Salesianos que trabalham na cidade há 140 anos.

Os Salesianos de Utrera, a primeira presença salesiana em Espanha, receberam recentemente uma homenagem do município. A Estátua de Maria Auxiliadora, enviada em 1885 pelo próprio São João Bosco a partir de Marselha para a primeira obra dos salesianos em Espanha, recebeu a Medalha de Ouro da cidade de Utrera.

No dia 29 de outubro a localidade acompanhou a imagem numa procissão desde a Basílica de Utrera até à Praça Pio XII, a poucos metros da casa salesiana, onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Pe. Jordi Lleixà, Delegado Provincial da Pastoral Juvenil dos Salesianos de Sevilha, e acompanhada pelo coro juvenil da escola.

Nos dias anteriores, um grupo de devotos e antigos alunos salesianos, com a colaboração da Câmara Municipal de Utrera, decorou as ruas da cidade para a procissão seguida por cerca de mil fiéis.

No momento da atribuição da Medalha de Ouro, o presidente da autarquia de Utrera, José María Villalobos, recordou a importância histórica deste evento, que pretende ser um reconhecimento aos Salesianos que trabalham na cidade há 140 anos.

A imagem de Maria Auxiliadora, que pode ser venerada na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Utrera, é também a mais antiga em Espanha dedicada a esta devoção.

Artigos Relacionados