Salesianos de Cabo Verde promovem a morna em Concurso de Vozes “Morna & Melodia”

Salesianos de Cabo Verde promovem a morna em Concurso de Vozes “Morna & Melodia”

No dia 18 de maio, o salão da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde acolheu a primeira eliminatória do Concurso de Vozes “Morna & Melodia”.

O Concurso de Vozes “Morna & Melodia”, que vai já na 3.ª edição, pretende promover a morna, género musical e estilo de dança típico de Cabo Verde, reconhecido, desde 2019, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Com inscrições abertas a todos os alunos do 4.º ao 12.º ano da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde (ESAO), os participantes passaram por um processo de “casting” em que foram selecionados 10 alunos do 5.º e do 6.º ano, para a primeira eliminatória, e seis concorrentes do 7.º ao 12.º ano, para a segunda eliminatória.

No dia 18 de maio, no salão da ESAO, realizou-se a primeira eliminatória para os alunos do 5.º e 6.º ano, com uma plateia cheia, animada, com pais e encarregados de Educação, amigos e familiares, a apoiarem as crianças. Desta eliminatória saíram três finalistas, concorrentes da grande final. No dia 1 de junho realizar-se-á a segunda eliminatória com alunos do 7.º ao 12.ºano e em finais de junho será a grande final do concurso.

Património cultural de Cabo Verde e da Humanidade

A prova de talentos faz parte das atividades extracurriculares da Escola Salesiana de Cabo Verde. Integrar a morna nos currículos escolares ou em atividades educacionais pode contribuir para o fortalecimento do sentido de pertença dos jovens à sua herança cultural. De raízes comuns com o fado, a morna fala de temas universais como o amor, a saudade, a luta e a resistência, em letras carregadas de poesia que narram aspetos históricos e culturais do arquipélago. Por meio do estudo e da prática da morna, os jovens podem aprender a história de Cabo Verde, a sua relação com o mundo e a resiliência do seu povo. A morna promove ainda valores como a sensibilidade artística, o respeito pela diversidade e a preservação do património cultural.

Ao mesmo tempo que o Concurso de Vozes “Morna & Melodia” celebra a riqueza cultural do arquipélago e a morna como símbolo da identidade cabo-verdiana, promove o talento vocal dos alunos salesianos e incentiva aqueles que queiram se dedicar futuramente à música.

Artigos Relacionados