Salesianos Cooperadores de Balasar festejam Nossa Senhora Auxiliadora

O Centro de Salesianos Cooperadores de Balasar celebrou o dia 24 de maio com muito fervor. Na igreja paroquial foi celebrada uma Eucaristia especial em devoção a Maria Auxiliadora.

Durante o mês de maio, todos os dias, na igreja paroquial de Santa Eulália, pelas 20 horas, a Comunidade de Balasar reúne-se e recita o terço meditado, e no fim dessa oração temos a celebração da Santa Missa. Este ano, o grupo de Salesianos Cooperadores propôs celebrar a festa de Maria Auxiliadora com a comunidade paroquial.

Com o acordo do pároco, Pe. Manuel Neiva, a imagem de Maria Auxiliadora do Centro Salesiano de Balasar foi colocada na igreja paroquial e exposta à veneração dos fiéis. Por sugestão do pároco, presidiu à Eucaristia o Pe. António Gonçalves, da comunidade dos Salesianos do Porto.

Os Salesianos Cooperadores, reunidos à volta da Mãe Maria Auxiliadora, orientaram a oração do terço com breves reflexões e cantos. A igreja estava maravilhosamente ornamentada, o que impressionou o povo, que foi numeroso para este encontro religioso.

Às 20h30 teve início a Eucaristia, presidindo o Pe. António Gonçalves, e como concelebrantes o pároco Pe. Manuel Neiva e o Pe. Bernardino Sá.

Na homilia, o celebrante teve uma palavra de animação dirigida aos Salesianos Cooperadores, e fez um comentário ao texto da liturgia, mostrando Nossa Senhora como a Mulher revestida de sol, que é rainha e ao mesmo tempo Mãe que acompanha os seus filhos que ainda peregrinam na terra. Recordou também a instituição da festa litúrgica na Igreja pelo Papa Pio VII, em 1816, e a história da devoção de São João Bosco a Maria Auxiliadora.

No fim da celebração, foi distribuída a todos os presentes a pagela de Maria Auxiliadora com a oração de Dom Bosco.

Leia também  Buenos Aires acolhe Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

O pároco teve palavras de louvor aos salesianos, referindo-se em particular ao Pe. José Pedrosa e ao saudoso Pe. Jerónimo Rocha. Em agradecimento, os Salesianos Cooperadores ofereceram ao Pe. António Gonçalves o livro “Cartas ao Pe. Humberto Pasquale”, uma recolha da correspondência entre a Beata Alexandrina Maria da Costa e o sacerdote salesiano, seu diretor espiritual.

Neste dia, os Salesianos Cooperadores lançaram um pouco de fermento na comunidade paroquial para tornar conhecida e aumentar a devoção a Maria Auxiliadora. O Centro dos Salesianos Cooperadores de Balasar, em espírito de serviço e de união entre o centro e a paróquia, passará a animar a festa de Maria Auxiliadora na igreja paroquial nos dias 24 de maio. A presença da imagem de Maria Auxiliadora na igreja quer ser o sinal da união e da comunhão no serviço de difusão do Reino de Deus.

Artigos Relacionados