Retiro com o Pe. Stefano Martoglio e assembleia com os salesianos das comunidades

De 23 de fevereiro a 1 de março de 2017 decorreu no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, do Patriarcado de Lisboa, o primeiro retiro dos Salesianos deste ano pastoral 2016/2017. O pregador foi o Padre Stefano Martoglio, Conselheiro do Reitor-Mor para a Região Mediterrânea.

O dia 27 de fevereiro juntou no Turcifal os salesianos das comunidades com os irmãos que estavam em retiro para o encontro com o Conselheiro Regional, padre Stefano Martoglio, tendo em vista a consulta para o próximo provincial, após o tempo de governo e animação do Pe. Artur Pereira.

O ato teve início com uma breve adoração, na capela, e o desejo de centralidade de Deus, fonte de inspiração e luz divina.

Seguiu-se, no auditório, o esclarecimento dado pelo padre Stefano Martoglio que, em português, saudou os presentes e fez apelo a que se realize a vontade de Deus a nosso respeito.

Com base na carta do Reitor-Mor e nas Constituições, convidou à formação de grupos em que se refletiria sobre a nossa Província vendo: aspetos positivos, pontos problemáticos, urgências prementes, qualidades necessárias do próximo superior provincial.

Foi esse o trabalho de grupos, que se realizou com empenho, durante um pouco mais de uma hora.

Novamente no auditório, o padre Martoglio, sempre com boa disposição, acolhimento, em forma de serviço aos irmãos, deu orientações para o preenchimento de duas fichas: uma sobre os pontos refletidos nos grupos e outra sobre a proposta de três nomes como contributo para a escolha a realizar pelo Reitor-Mor.

Uma tarde de ótima experiência comunitária, com um bom número de participantes, 76 irmãos, num ambiente sereno, jovial, esperançoso, com agrado pela boa disposição do nosso regional. 

Artigos Relacionados