Réplica do módulo Columbus construída pelos Salesianos de Lisboa em exposição no Pavilhão do Conhecimento

Réplica do módulo Columbus construída pelos Salesianos de Lisboa em exposição no Pavilhão do Conhecimento

Inaugurou há dias no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a exposição “Missão Espaço” que inclui uma réplica do módulo Columbus da Estação Espacial Internacional construída pela comunidade escolar dos Salesianos de Lisboa.

Na semana passada, no dia 28 de novembro, inaugurou no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva a exposição “Missão Espaço”.

A iniciativa junta a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Pavilhão do Conhecimento aos parceiros BPI – Fundação La CaixaMusée Air + Espace e ao centro de ciência Universum Bremen.

Uma das atrações principais na inauguração da exposição foi a réplica, à escala real, do módulo Columbus da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa), construída pelos professores e alunos dos Salesianos de Lisboa.

A inauguração contou com a presença de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e Ignasi Miró Borràs, Diretor Corporativo da Cultura e da Ciência da Fundação “la Caixa”, e levou ao Pavilhão do Conhecimento centenas de pessoas na noite de abertura.

Entre muitas atividades, os visitantes puderam conhecer o interior do laboratório Columbus, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia, numa réplica em tamanho real feita pelos Salesianos de Lisboa.

A cerimónia incluiu também a simulação do treino espacial, a exploração de Marte com robôs e um momento de bailado vertical, simulando “a liberdade do corpo” “fora da influência da gravidade terrestre”.

A “Missão Espaço”, que inclui a réplica do módulo Columbus construída pelos Salesianos de Lisboa, está em exposição no Pavilhão do Conhecimento até dia 7 de abril de 2024. Como parte do núcleo educativo o Pavilhão do Conhecimento tem previstos programas especiais para escolas.

Leia também  Partilhamos a missão juvenil: gratidão a Deus e aos irmãos

Fotografias: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Artigos Relacionados