Reitor-Mor dos Salesianos nomeado Cardeal

O Papa Francisco anunciou ontem, no final do Angelus, a criação de 21 novos Cardeais. O Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, será nomeado no Consistório convocado para dia 30 de setembro.

O Papa Francisco anunciou ontem, 9 de julho, a Convocação de um Consistório para o próximo 30 de setembro e a criação de 21 novos Cardeais, entre os quais o Pe. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos. O anúncio foi feito na janela do Palácio Apostólico, depois da oração do Angelus e da reflexão sobre o Evangelho.

Ao encerrar a audiência, o Pontífice pediu a oração de todos pelos novos Cardeais: “Rezemos pelos novos Cardeais, a fim de que, confirmando a sua adesão a Cristo, Sumo misericordioso e fiel Sacerdote (cf. Hbr 2,17), me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o Santo Povo fiel de Deus”.

O Pe. Ángel Fernández Artime, 63 anos, nasceu a 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco Oviedo, Espanha. Fez a primeira profissão a 3 de setembro de 1978 em Mohernando, Guadalajara, e a profissão perpétua a 17 de junho de 1984 em Santiago de Compostela, tendo sido ordenado sacerdote a 4 de julho de 1987 em León, província da qual é originário.

Laureado em Teologia Pastoral e licenciado em Filosofia e Pedagogia, foi Delegado para a Pastoral Juvenil, diretor do Colégio Salesiano de Orense, membro do conselho provincial e vigário provincial da Província Salesiana de León e mais tarde, entre 2002 e 2006, foi Provincial da mesma.

Depois de participar da Comissão Técnica que preparou o Capítulo Geral 26 (CG26), foi em 2009 foi nomeado Provincial da Argentina Sul, com sede em Buenos Aires. Nessas funções teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

Leia também  Pe. Manuel Carlos Pereira Pinhal: Cerimónias Fúnebres – Eucaristia – Despedida

A 25 de março de 2014, foi eleito pelo Capítulo Geral 27 novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco. Seis anos depois, em 2020, foi reeleito Reitor-Mor pelo Capítulo Geral 28 para mais um mandato no sexénio 2020-2026.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana saúda com alegria esta inesperada nomeação, vendo nela um voto de confiança pelo trabalho de colaboração com a Igreja que caracterizam o ministério do Pe. Ángel Fernández Artime e da própria Congregação Salesiana. Tendo como principais destinatários da sua missão os jovens, desde os inícios da sua fundação por São João Bosco, que os Salesianos trabalham com e em Igreja, procurando assumir na própria realidade, e em cada tempo, os caminhos propostos pelo Santo Padre. Ainda que não existam dados sobre a missão específica que a Igreja espera do Pe. Ángel Fernández Artime, certamente não deixará de ser uma colaboração de qualidade na construção do Corpo de Cristo na senda do Papa Francisco.

Em agosto deste ano, o Reitor-Mor estará em Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e presidir ao encontro do Movimento Juvenil Salesiano WYD DON BOSCO 23. Esta será a segunda vez que o Pe. Ángel visita o nosso País. Em 2014, menos de dois meses após a sua eleição como Superior da Congregação, a sua primeira viagem internacional como 10.º sucessor de Dom Bosco foi a Portugal, onde participou na Peregrinação da Família Salesiana a Fátima.

Artigos Relacionados