Reitor-Mor assinala aniversário de Dom Bosco em Castelnuovo

O Reitor-Mor dos Salesianos assinalou no dia 16 de agosto o aniversário do nascimento de São João Bosco na sua terra natal, Castelnuovo Dom Bosco.

No dia 16 de agosto, em Castelnuovo Dom Bosco, no Colle Dom Bosco, jovens vindos de diversas partes do mundo, peregrinos, amigos e benfeitores, participaram das comemorações do 208.º aniversário de nascimento de Dom Bosco. O Pe. Ezio Orsini, Reitor da Basílica, deu as boas-vindas ao Reitor-Mor, aos concelebrantes, aos jovens e aos fiéis presentes.

“Ninguém chamou ninguém: foi o coração de todos que nos trouxe aqui” – foi com estas palavras que o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, iniciou a homilia na Basílica do Colle Dom Bosco, onde, como todos os anos, presidiu à Missado aniversário do fundador dos Salesianos.

“O Senhor – referiu o Reitor-Mor – escolheu esta pobre colina, na época um lugar desconhecido, para local de nascimento de Joãozinho Bosco, tal como Ele escolhera para Si, um pequenino recanto da Palestina […]. Por isso estamos aqui hoje…: não para adorar uma pessoa, mas para agradecer a Deus pelo dom que nos deu em Dom Bosco”.

O Pe. Ángel fez referência aos 200 anos do “Sonho de Nove Anos”, que se celebram em 2024, e ao qual dedicou o Lema para a Família Salesiana do próximo ano: «O sonho que faz sonhar: um coração que transforma “lobos” em “cordeiros”». Nesse sonho há lugar para todos, disse o X Sucessor de Dom Bosco, fazendo referência às palavras que o Papa Francisco dirigiu aos jovens recentemente reunidos em Lisboa, dando a entender que “na Igreja, todos temos um lugar”.

A celebração terminou com o agradecimento do Pe. Thathireddy, diretor do Colle Dom Bosco, ao Reitor-Mor e às autoridades presentes: Provincial da ICP, Pe. Leonardo Mancini; da Hungria, Pe. János Andrásfalvy; o antigo Provincial da ILE, Pe. Giuliano Giacomazzi, e os Prefeitos de Riva presso Chieri, Lodovico Gillio, de Buttigliera, Guido Fausone; de Capriglio; do Comandante de Castelnuovo Don Bosco, Biagio Walter Lanza, e do Prefeito de Castelnuovo Dom Bosco, Antonio Rago. Este último trouxe ao Reitor-Mor os agradecimentos dos cidadãos da região e os votos de felicidades pela nomeação a Cardeal, que lhe conferirá o Papa Francisco no próximo dia 30 de setembro.

Artigos Relacionados