Província Nossa Senhora de Fátima: Filhas de Maria Auxiliadora reúnem em assembleia nacional

Decorreu em Fátima nos dias 30 de junho e 1 de julho mais uma Assembleia Nacional das FMA, da Província Portuguesa.

Fátima é assim um local de convergência de vidas e de projetos. A afluência foi notória e muito significativa. Não são os números que nos devem orientar, mas ver um grupo grande dá muito mais ânimo para quem está e para quem organiza.

De todas as casas se deslocaram para, em conjunto, se acertar caminhos e projetar metas que incentivem a redobrada coragem e vigor.

Iniciámos os trabalhos com uma manhã de reflexão sobre a Palavra de Deus em Jo 6,1-15. O desafio lançado por Jesus há 2000 anos aos discípulos de alimentar uma multidão “com cinco pães e dois peixes” continua hoje a ecoar e a exigir repostas ousadas, próprias de quem sabe em quem pôs a sua esperança. É o Senhor que continua a conduzir o rumo da história e mesmo que as aparências digam o contrário, não nos é lícito desanimar ou ceder perante a dificuldade da tarefa.

Após este momento tão reconfortante, o tempo acelerava e era necessário passar ao concreto. Com os pés bem assentes em terreno firme, foram-nos apresentadas as propostas saídas da revisão trienal sobre as orientações emanadas do Capítulo Geral XXIII. Mais uma vez a Madre Yvonne reforçou a convicção de que as dificuldades atuais são fortes meios para nos despertarem e nunca para nos acomodarem. A urgência e a vitalidade de um trabalho conjunto entre nós e os leigos é a força que continua a multiplicação dos cinco pães e dois peixes.

Com esta panorâmica de base, passámos à concretização da elaboração do Projeto Provincial para 2018-19 que será o fundamento e orientação para a vida das comunidades educativas. Um trabalho que levado a sério terá os seus frutos e a multiplicação dos “cinco pães e dois peixes” será uma consoladora realidade, porque assenta na certeza do nosso contributo na tarefa de saciar a fome de novas multidões.

Leia também  Missão País: “A missão continua a acontecer”

Fotografia: FMA

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados