Projeto Sala do Sol: melhorar as aprendizagens de cada aluno

No dia 23 de setembro, às 14h35, as professoras Beatriz e Ana Catarina convidaram 24 alunos das diferentes turmas do 4.º ano dos Salesianos de Lisboa para integrar o Projeto Sala do Sol.

Os alunos receberam um envelope, onde estava o convite e o novo horário desta nova sala, para os Encarregados de Educação tomarem conhecimento desta iniciativa e darem autorização de participação dos seus educandos.

A Sala do Sol é uma ideia dos Salesianos de Lisboa que serve para melhorar as aprendizagens de cada aluno. Trata-se de espaços de trabalho cuidadosamente preparados para receberem, durante cerca de um mês, doze alunos, três de cada turma. Por ser um grupo de trabalho mais pequeno, é possível realizar um trabalho mais específico, dando particular atenção às dificuldades e necessidades concretas de cada aluno e consolidando os conteúdos de um modo mais personalizado e diferente.

Até ao momento, os alunos deste projeto referiram que o que mais lhes agrada é poderem fazer novas amizades, terem uma nova professora, poderem estar descalços durante as aulas e “terem pufs na sala de aula”. A maioria destacou, ainda, com entusiasmo a utilização de tablets durante as aulas.

No dia 5 de novembro, no âmbito do projeto “Ca” os alunos da Sala do Sol organizaram uma exposição interativa no Espaço Beta, para apresentar aos seus colegas do 4º. Ano. Durante seis semanas a Sala do Sol trabalhou em projeto promovendo a interdisciplinaridade e tornando a aprendizagem curricular visível numa mais-valia para os alunos. Começando na descoberta de verdades ou mitos sobre o cálcio, passando pelo nome de cada osso do corpo humano e terminando com o grande jogo: “Colecionador de Ossos”, onde por equipas e através de pequenos desafios matemáticos, os alunos ganhavam ossos para construírem um esqueleto humano.

Leia também  Salesianos do Estoril apresentam “Filhos do Sim, Um Musical Segundo Maria de Nazaré”

Fonte: Seara; textos Beatriz Lemos e Catarina Gonçalves

Artigos Relacionados