Programa da canonização de Artémides Zatti no dia 9 de outubro

No domingo, 9 de outubro de 2022, a atenção de toda a Família Salesiana do mundo estará voltada para Roma. O Papa Francisco vai presidir à Celebração Eucarística e ao Rito de Canonização no adro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimónia vai ser acompanhada em todo o mundo pela Família Salesiana.

Com Artémides Zatti, também será proclamado santo Giovanni Battista Scalabrini, Bispo de Piacenza, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos e da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo.

Às 10 horas em Roma (9 horas em Lisboa), a Eucaristia e o Rito de Canonização serão presididos pelo Papa Francisco a partir do adro da Basílica de São Pedro.

“São convidados a vir a Roma, de todas as Províncias do mundo, todos os coirmãos que, de acordo com seus respetivos Provinciais, queiram participar, comunicou o Reitor-Mor dos Salesianos em carta enviada aos Superiores de todas as circunscrições salesianas do mundo. A canonização de Artémides Zatti será uma grande festa para todos nós salesianos, mas especialmente para nossos coirmãos coadjutores”.

O Reitor-Mor solicitou a presença de todos os membros do Conselho Geral neste importante dia e estendeu o convite a todos os Provinciais das 91 Províncias e Visitadorias da Congregação.

O Reitor-Mor também convidou os Bispos, Arcebispos e Cardeais salesianos que desejarem participar. “Será certamente um grande dia para toda a Igreja, para as Igrejas particulares e para a Congregação Salesiana”, explica o Pe. Ángel Fernández Artime.

Os salesianos coadjutores que participem na celebração em Roma também são convidados a fazer uma peregrinação aos lugares santos salesianos de Valdocco, Chieri e Colle Dom Bosco, entre os dias 10 de outubro e 14 de outubro.

No dia 11 de outubro, como parte da peregrinação, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim, o Reitor-Mor presidirá a Eucaristia de ação de graças pelo dom da santidade de Artémides Zatti.

Leia também  Visita Extraordinária aos Salesianos de Mirandela: Projeto Educativo-Pastoral saudado pelo Pe. Gildásio Santos

“Toda a Congregação e a Família Salesiana são convidadas a celebrar uma Eucaristia de ação de graças no mesmo dia e em todas as partes do mundo salesiano, em comunhão com aquela que celebraremos em Valdocco”, conclui o X Sucessor de Dom Bosco.

O portal de notícias oficial Vatican News anunciou que a Missa na Praça São Pedro, terá início às 10h15 minutos.

Segue-se – ao meio-dia, hora local, menos uma em Lisboa –, a oração do Angelus.

Formulário de inscrição para os eventos de sábado, 8 de outubro, na Sala Paulo VI, disponível a partir do site da Agência de Notícias Salesiana, ANS.

Para informações e bilhetes: mfrangapane@sdb.org

Artigos Relacionados