Primeiro Festival Global do Cinema Juvenil Dom Bosco premiou mais de 30 filmes e distribuiu mais de 100 mil euros em prémios

Mais de 30 filmes premiados, 102.500 euros atribuídos. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 19 de novembro pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernandez Artime, e por Cristina Priarone, Presidente da Italian Films Commission, associação que apoia a produção cinematográfica em Itália.

Na sexta-feira, 19 de novembro, no Teatro Grande de Valdocco, decorreu a cerimónia final do “Don Bosco Global Youth Film Festival” em que foram anunciados os vencedores nas respetivas categorias de competição. O primeiro Festival Global do Cinema Juvenil Dom Bosco premiou mais de 30 filmes e distribuiu mais de 100 mil euros em prémios. O evento contou com a presença do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime; do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes; do Diretor do Festival, Pe. Harris Pakkam; da Presidente da “Italian Film Commission” e membro do Grande Júri, Cristina Priarone; e do Presidente da Fundação “Don Bosco nel Mondo”, o salesiano Alberto Rodríguez.

Foram entregues prémios de 5.000 euros aos vencedores das cinco categorias: melhor curta-metragem de 1 minuto, melhor curta-metragem de 10 minutos, melhor curta-metragem de animação de 1 minuto, melhor curta-metragem de animação de 10 minutos e vídeo musical. Os segundos e terceiros classificados de cada categoria também receberam prémios monetários de 3.000 e 2.000 euros, respetivamente.

Melhor Curta-metragem de 1 minuto
1.º “Corazon Azul”, de Daniel Flamenco, El Salvador
2.º “High Tide”, de Paula Astorga Benito, Espanha
3.º “The magic change”, de Índia

“Corazon Azul”, de Daniel Flamenco

Melhor Curta-metragem de 10 minutos
1.º “Delirious”, de Jasmina Huynh, Áustria
2.º “Hope And Her Two Daughters”, de Chloe Potamiti, Japão
3.º “Self Therapy”, de Mohammed Zalbak, Bélgica

“Delirious”, de Jasmina Huynh

Melhor Curta-metragem de Animação de 1 minuto
1.º “Epiphany”, de Gabriel Cerqueira, Brasil
2.º “Special Glasses”, de Jose Borregales, Venezuela
3.º “El Sol”, de Maria Nazareth Castillo Alfaro, Costa Rica

“Epiphany”, de Gabriel Cerqueira

Melhor Curta-metragem de animação de 10 minutos
1.º “The Night of Men”, de Raquel Arias, Espanha
2.º “The Fisherman”, de Francois Balanant, França
3.º “A Little More Blue”, de Sugandha Bansal, Índia

“The Night of Men”, de Raquel Arias

Melhor Vídeo Musical
1.º “Thenupfu Ruli”, de Albert Seluokuolie Rutsa, Índia
2.º “Take it easy”, de Thamizh Vannan, Índia
3.º “Nel cuore del mondo”, de Simone Baldi, Itália

“Thenupfu Ruli”, de Albert Seluokuolie Rutsa

1.686 curtas-metragens submetidas a concurso

Um total de 1.686 curtas-metragens foram submetidas a concurso no “Don Bosco Global Youth Film Festival” nas categorias de curta-metragem até 10 minutos, curta-metragem até 1 minuto, curta-metragem de animação até 10 minutos, curta-metragem de animação até 1 minuto e vídeo musical até 1 minuto. Na final, nos dias 18 e 19 de novembro, foram exibidos em duas sessões os 110 filmes selecionados entre os 1.686.

Tal como era objetivo da organização, a primeira edição do “Don Bosco Global Youth Film Festival” foi um evento global com o envolvimento de milhares de jovens de todo o mundo. O festival recebeu participações de 116 países de todo o mundo, sendo os cinco países com maior número de participações a Índia, o Irão, a Itália, os Estados Unidos da América e o Brasil, incluindo também participações, por exemplo, de Timor-Leste, do Uganda, do Paquistão, da Arménia, de Marrocos ou de Hong Kong. O evento decorreu em Turim, e foi transmitido em direto através da internet. Ao mesmo tempo, em todo o mundo as presenças salesianas acompanharam a emissão em vários eventos locais.

Artigos Relacionados