“Educar melhor em Cascais”

Primeira Jornada “Educar melhor em Cascais” junta docentes e educadores no Estoril

Docentes e educadores participaram na primeira Jornada de Educação “Educar melhor em Cascais” que decorreu nos Salesianos do Estoril, organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pela Associação de Profissionais de Educação de Infância.

A Primeira Jornada “Educar melhor em Cascais” reuniu mais de 200 educadores, professores e pessoas interessadas pela área da educação Pré-escolar e Primeiro Ciclo. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pela Associação de Profissionais de Educação de Infância, e decorreu no auditório dos Salesianos do Estoril no dia 17 de fevereiro.

No palco do auditório estiveram Ana Teresa Brito, Professora Associada do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Fernando Elias e Luís Ribeiro, ambos do Conselho Nacional de Educação, refletiram sobre a escola aprendente.

O Diretor dos Salesianos do Estoril, Pe. João Chaves, inaugurou a Jornada com palavras de incentivo e com a partilha do carisma salesiano ao falar da importância de abrirmos o coração para se educar com afeto.

Com uma programação teórico-prática, o evento agrupou uma diversidade de experiências com atividades envolventes e que atraiu grande público para pensar como educar “ainda melhor” em Cascais, com criatividade, para a construção desta escola aprendente.
Foram discutidos temas como inclusão, inovação, diversidade, intencionalidade pedagógica, comunidades de aprendizagem e escola como espaço que promove a felicidade dos alunos e também dos professores.

A Jornada promoveu a partilha, em clima de proximidade, e deixou uma marca positiva e motivação para superar os desafios. A troca de experiências, nomeadamente entre o Ensino Público e o Ensino Privado, enriqueceu os participantes.

Artigos Relacionados